segunda-feira, 15 de setembro de 2014

PARABÉNS PELOS SEUS 48 ANOS AGREMIAÇÃO LUIZ DE MOURA!!!



 

 

Hoje(15/09/2014) a Associação Atlética Beneficente “Luiz de Moura” está completando 48 anos de idade. 

Em Ourém, esta agremiação hoje vive das glórias passadas, pois seu esquadrão está desativado por não encontrar estrutura para a prática de competições locais e estaduais, mas ainda possui em atividade uma representação em Capanema e outra no futebol pelada de Belém. Por sinal, boa parte de atletas do “Luiz de Moura” de Belém, reforçou a seleção de Garrafão Norte(outrora pertencente a Ourém) e conquistou o último campeonato intermunicipal de seleções do Estado do Pará. 

Até hoje o “Luiz de Moura” é relembrado pelos seus feitos históricos e durante os anos 1980 e 1990 foi considerado o melhor time do interior do Estado do Pará, não só pela sua campanha, mas levando em consideração que ao contrário de outros clubes do interior que também fizeram sucesso no Pará, como o Bacuri de Pirabas ou o Cuiarana de Salinas, que na verdade agregaram jogadores de vários municípios da região, a representação ouremense era formada por 95% de atletas ouremenses e estava pronto para qualquer partida sem precisar de mega operação de viagens para trazer jogadores de outros municípios. 

“Luiz de Moura” que foi idealizado em 1966 pelo grande desportista Benedito Miguel da Silva, o “seu Bebé” e ajudado por Mundico Matos, Rubens Soares, Domício Firmiano e Zezé Moraes para homenagear o fundador de Ourém, sempre possuiu grandes equipes desde Mário Nery, Sinval e Célio, passando por outros ídolos como Everaldo, Darlindo, Içá, Paulo Augusto até encerrar com sua geração de ouro comandada em campo por Paulo Augusto e Bibill nos últimos anos de atividade em Ourém. Foram mais de 44 partidas invictas nos anos 1980 jogando grande parte excursionando pelo interior paraense, jogando até em São Luis do Maranhão. Decidiu todos os títulos federados que disputou, vencendo quatro. Participou de duas copas Arizona. 

Jogou 13 vezes contra equipes profissionais perdendo apenas duas, tendo sido o Paysandu o único a batê-lo ambas por 2 a 0, uma em Ourém outra na Curuzu, em Belém, mas registrando um empate em 2 a 2 em Ourém. O Remo empatou em 1 a 1 em duas oportunidades, no Baenão em 1988 e o timaço de Pepe em 1995. A Tuna também empatou no Souza em 1 a 1 já na década de 2000. 

Em Capanema foi a sensação foi a sensação do campeonato de 1988, lotando o estádio “Leandro Pinheiro”. Bragança, Capitão Poço, Salinas, Castanhal, São Miguel do Guamá e Paragominas e outros municípios paraenses também sentiram a força Aurinegra. Parabéns “Luiz de Moura” pelos 48 anos, quem contigo escreveu tua história jamais te esquecerá...

Por Arlindo Matos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário