domingo, 30 de abril de 2017

Morre o cantor e compositor Belchior aos 70 anos!!!


PUBLICIDADE
O cantor e compositor cearense Belchior morreu na noite deste sábado (29) em Santa Cruz do Rio Grande do Sul, aos 70 anos.
Familiares do artista comunicaram o governo do Ceará, que, em nota, decretou luto oficial de três dias no Estado. A causa da morte ainda é desconhecida.
O corpo de Belchior será transferido para Cachoeira do Sul (a cerca de 200 km de Porto Alegre) e depois irá para a cidade de Venâncio Aires. Só então será encaminhado para Porto Alegre, de onde partirá rumo a Fortaleza. O velório deve acontecer na capital cearense.
Adriana Franciosi/Folhapress
Casa onde estava Belchior na rua dr Antônio correia da Silva em Santa Cruz do Sul. Foto Adriana Franciosi
Casa onde estava Belchior na rua dr. Antônio Correia da Silva, em Santa Cruz do Sul (RS)
Antônio Carlos Gomes Belchior Fontenelle Fernandes, conhecido como Belchior, despontou nos anos 1970 com álbuns como "Alucinação" (1976), que trazia os clássicos "Apenas um Rapaz Latino-Americano", "Velha Roupa Colorida" e "Como Nossos Pais" —que ficou conhecida na voz da cantora Elis Regina.
Em agosto de 2009, parentes e amigos do músico relataram ao "Fantástico" não ter notícias sobre o Belchior há cerca de dois anos. O sumiço pegou muitos de surpresa e repercutiu internacionalmente, tendo destaque em jornais como o britânico "The Guardian".
Apesar do burburinho provocado pelas possíveis motivações de seu afastamento, o próprio Belchior, que desde 2006 cortara laços com empresários, produtores e a família, declarou que tinha se isolado em uma pousada de um povoado remoto no Uruguai para finalizar o trabalho de tradução para o português da "Divina Comédia", de Dante Alighieri.
autoexílio evidenciou a forte presença do tema da evasão da sociedade em sua obra, do primeiro ao último disco autoral, já indicando ao público um percurso de fuga que ele próprio pudesse vir a seguir.
*
Leia a nota divulgada pelo governo do Ceará.
"O Governo do Ceará lamenta profundamente o falecimento do cantor e compositor cearense, Belchior, aos 70 anos, na noite deste sábado, 29, na cidade de Santa Cruz, no Rio Grande do Sul. E informa que está prestando todo o apoio à família, inclusive providenciando o traslado do corpo para Sobral, sua cidade natal. O governador Camilo Santana está decretando luto oficial de três dias.
Belchior é dono de uma trajetória artística da mais absoluta importância para a cultura do Estado. Sua carreira o levou ao patamar de um dos maiores ícones da Música Popular Brasileira, promovendo o nome do Ceará em todo o Brasil e no mundo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário