sábado, 25 de outubro de 2014

PREOCUPAÇÃO COM OS ANIMAIS!!!

Em Belém, UFRA promove ação contra câncer de mama em animais

Ação do 'Outubro Rosa Pet' ocorre neste sábado, 25, na praça Brasil.
Doença também atinge animais domésticos, como cadelas e gatas.

Do G1 PA
Veterinários da UFRA promovem neste sábado (25), em Belém, ações de combate ao câncer de mama em animais no 'Outubro Rosa Pet'. (Foto: Divulgação/UFRA)Veterinários da UFRA promovem neste sábado (25), em Belém, ações de combate ao câncer de mama em animais no 'Outubro Rosa Pet'. (Foto: Divulgação/UFRA)

Médicos do Hospital Veterinário da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) realizam na manhã deste sábado (25), em Belém, o “Outubro Rosa Pet”, evento que pretende alertar para o combate do câncer a animais domésticos, como cadelas e gatas. A ação ocorre de 9h às 14h, na Praça Brasil, bairro do Umarizal.

Durante a programação os proprietários dos animais receberão orientações, em seguida as cadelas e gatas passarão por exames de palpação na cadeia mamária, que são os primeiros mecanismos para detectar tumores. Caso sejam encontrados nódulos nos animais, o proprietário será orientado sobre a necessidade da realização de cirurgia, e informado sobre uma lista de endereços de clínicas e 
hospitais veterinários que possam auxiliar no procedimento.

De acordo com os profissionais, 70% dos diagnósticos de câncer de mama detectados em cadelas são malignos, enquanto nas gatas esse índice chega a 90% dos casos. 

“A prevenção funciona como alerta e facilita a procura pelo médico veterinário. Dependendo do tamanho do tumor pode ser assintomático ou vir acompanhado de dor, por isso é importante a observação constante do proprietário e realização de exames complementares, como a radiografia e ultrassonografia”, afirma a coordenadora do evento, professora Nazaré Fonseca de Souza.

O único tratamento é a cirurgia, e o melhor método preventivo ainda é a castração. “Fêmeas castradas têm níveis muito baixos na produção de hormônios, e são os hormônios que levam à formação ou desenvolvimento dos nódulos. Se a castração for realizada antes do primeiro cio, o risco de desenvolvimento de câncer de mama em cadelas é de apenas 0,05%, subindo para 8% após o primeiro cio, e 26% quando castradas após o segundo cio”, diz a médica veterinária Maridelzira Betânia David.

Nenhum comentário:

Postar um comentário