domingo, 21 de julho de 2024

VEM AI !!!

Estamos gravando e editando o documentário intitulado "Janela do Círio" Vamos contar um pouco da história da maior expressão religiosa do Nordeste Paraense. As romarias, as comidas, as movimentações que enchem o Mês de Novembro e os corações dos pocenses de devoção e fé. Em breve Aguardem !!!
 

segunda-feira, 15 de julho de 2024

BORA CONFERIR !!!

O empresário Jerry Costa do PT Partido dos Trabalhadores, (Fundado em 1980, é um dos maiores e mais importantes movimentos de esquerda da América Latina. Em junho de 2024, o partido contava com 1.650.286 filiados, sendo o segundo maior partido político do Brasil, atrás apenas do Movimento Democrático Brasileiro (MDB).) Jerry que é Pré Candidato a Vice Prefeito do Município de Capitão Poço na chapa do PP (Partido Progressistas é um partido político brasileiro de centro-direita. Fundado e registrado definitivamente em 1995, surgiu a partir de fusões entre grupos que tiveram ligação com a Aliança Renovadora Nacional (ARENA), o partido governista da ditadura militar (1964-1985). "Trabalhando por soluções.") O Pré Candidato esteve presente junto com a esposa nas celebrações de aniversário de oitenta (80) anos da Localidade de Nova Colônia. A vereadora Milena Andrade também se fez presente no evento de cunho social.





 

BORA CONFERIR !!!

 

Em menos de 3 meses, Pará acrescenta 20 municípios ao Mapa do Turismo Brasileiro

Desde o mês de abril até junho, o Estado do Pará ampliou significativamente sua participação no Mapa do Turismo Brasileiro com a inclusão de mais 20 municípios. Entre as novas cidades adicionadas estão Altamira, Ananindeua, Belterra, Bom Jesus do Tocantins, Bragança, Canaã dos Carajás, Castanhal, Curuçá, Dom Eliseu, Marabá, Marapanim, Medicilândia, Novo Repartimento, Óbidos, Paragominas, Parauapebas, Soure, Tomé-Açu, Ulianópolis e Vitória do Xingu.

 

"É uma conquista significativa. Este avanço é resultado do trabalho de gestores locais, conselheiros municipais e nossa rede de interlocutores do Programa de Regionalização do Turismo. Estamos empenhados em consolidar o Pará como um destino turístico diversificado e bem estruturado, trazendo benefícios diretos às comunidades locais e impulsionando o desenvolvimento socioeconômico de nossas regiões, fortalecendo a gestão turística e promovendo as belezas e o potencial do nosso Estado”, afirma o secretário de Turismo do Pará, Eduardo Costa.

 

Com essas novas inclusões, o Pará agora conta com 54 municípios no Mapa do Turismo, abrangendo todas as 14 Regiões Turísticas do Estado. Municípios das regiões Amazônia Atlântica Caeté, Amazônia Atlântica Guamá, Carajás, Belém, Araguaia, Capim, Lago de Tucuruí, Campos do Marajó, Tocantins, Rio Amazonas e Xingu também tiveram seu cadastro renovado no Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro (Sismapa).

 
Para renovar o cadastro de uma Região Turística, que também tem duração de um ano, é necessário comprovar a existência de uma instância de Governança Regional através das atas de reunião, das ações realizadas e da assinatura do termo de adesão ao Programa de Regionalização do Turismo.

 

Hugo Almeida, gerente de Estruturação dos Destinos Turísticos da Setur, destacou a importância do trabalho colaborativo entre os interlocutores municipais e regionais do Programa de Regionalização do Turismo, assim como dos gestores e conselheiros municipais de turismo. "O reconhecimento desses esforços é fundamental para o avanço e consolidação do turismo no Estado, através do engajamento local na promoção do setor", afirmou Almeida.

 

O Mapa do Turismo Brasileiro é uma ferramenta essencial do Programa de Regionalização do Turismo (PRT), que define as áreas prioritárias para o desenvolvimento de políticas públicas pelo Ministério do Turismo. A inclusão no Mapa demonstra que o município está estruturado em termos de gestão turística, tornando-se apto a benefícios como melhorias em infraestrutura, promoção, capacitação e gestão turística. 

 

Para integrar o Mapa do Turismo, os municípios precisam atender a diversos requisitos, como preencher o formulário disponível no Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro (Sismapa), fornecendo informações sobre planejamento, governança, sazonalidade, serviços, equipamentos, infraestrutura, acessibilidade, economia local e atrativos turísticos. Além disso, devem comprovar a existência de um órgão ou entidade municipal responsável pelo turismo, possuir dotação orçamentária destinada ao setor, ter prestadores de serviços turísticos cadastrados no Cadastur, manter um conselho municipal de turismo ativo e apresentar um termo de compromisso de adesão ao PRT.

 

Os municípios podem ser registrados no Sismapa em qualquer período do ano, sendo responsabilidade dos gestores municipais fornecer os dados necessários para comprovar o atendimento aos critérios estabelecidos. A Setur coordena e verifica a inclusão no Mapa, com um prazo de até 30 dias para analisar e aprovar os registros, que são então enviados ao Ministério do Turismo para incorporação final, processo que leva até 15 dias. O registro tem validade de um ano, podendo ser renovado.

 

Ao longo do ano, a Setur realiza eventos técnicos, como os Seminários de Regionalização do Turismo, para sensibilização, mobilização e capacitação dos municípios para o uso do Sismapa. Para mais informações sobre a inclusão de municípios paraenses no Mapa do Turismo Brasileiro, entre em contato pelo e-mail prtpara@setur.pa.gov.br.

 

Texto: Israel Pegado
Fotos: Agência Pará e Ascom Setur

BORA CONFERIR !!!

 

Curso de Condutor Ambiental de Trilhas e Caminhadas capacita população em Ourém

A Secretaria de Turismo (Setur), em parceria com a Prefeitura de Ourém e o Corpo de Bombeiros Militar do Pará (19° GBM/Capanema), está promovendo o curso de Condutor Ambiental de Trilhas e Caminhadas. A formação tem como objetivo capacitar a população que trabalha ou deseja trabalhar na condução de trilhas de curta duração, promovendo o desenvolvimento sustentável da atividade turística local e fortalecendo a rede estadual de trilhas.

 

Dividido em dois módulos, a parte teórica do curso foi realizado na Secretaria da Juventude, Cultura, Lazer e Turismo (SEJUCULT) de Ourém, de 3 a 7 de junho, enquanto as aulas práticas foram feitas na Vila Fátima - Furo Novo, acontecem desde o dia 10, deste mês até amanhã (14).

 

"A capacitação oferecida pelo curso de Condutor Ambiental de Trilhas e Caminhadas em Ourém é fundamental para fortalecer a Rede Estadual de Trilhas e promover o turismo sustentável em nosso estado. Investir na qualificação de profissionais locais é essencial para o desenvolvimento socioeconômico das comunidades, preservação do nosso patrimônio natural e geração de novas oportunidades de emprego. Nosso compromisso é fomentar uma cultura de turismo responsável e sustentável, beneficiando tanto os moradores quanto os visitantes”, afirma o secretário de Turismo do Pará.

 

A turma do curso é composta por um grupo diversificado de participantes, refletindo uma ampla gama de interesses e experiências. Entre os alunos, destacam-se professores de educação física, que buscam ampliar seus conhecimentos e habilidades na condução de trilhas de curta duração. Também estão presentes estudantes de diversos cursos, interessados em adquirir competências adicionais que possam complementar suas formações acadêmicas.

 

Além disso, o curso atrai praticantes de cicloturismo, que veem na capacitação uma oportunidade para aprimorar suas práticas e contribuir para o desenvolvimento do turismo sustentável em suas regiões. Completa o perfil da turma servidores públicos, comprometidos com a promoção do turismo local e o fortalecimento da Rede Estadual de Trilhas, trazendo uma perspectiva institucional valiosa para a dinâmica do curso.

 

Após anos morando em Belém, Sônia Lima, de 54 anos, natural de Ourém, contadora e proprietária de uma ótica, enxerga no turismo novas oportunidades de negócios e empreendedorismo. “Na minha propriedade onde moro, dá pra construir uns chalés, com espaço pra apreciar a natureza e pássaros. Um ambiente calmo e tranquilo, na qual quem frequenta se sente em um paraíso. Por isso já tem até um nome: Paraíso da Sônia”, revela. 

 

Sônia Lima acrescentou: “aqui em Ourém nós temos um potencial muito grande pra investir no turismo, só falta o povo acreditar e agir. Mas, no que depender de mim, somarei pra que isso de certo”.

 

A Setur busca aumentar a eficiência, aprimorar a qualidade dos serviços prestados e ampliar sua competitividade. A iniciativa visa integrar favoravelmente o produto turístico e contribuir para o desenvolvimento do setor no Estado do Pará, atentando para as especificidades e padrões culturais dos polos turísticos. O curso de Condutor Ambiental de Trilhas e Caminhadas também busca promover a empregabilidade, melhoria da qualidade de vida, desenvolvimento sustentável e autogestão entre os participantes.

 

Com essa capacitação, espera-se que os condutores ambientais formados possam atuar de maneira mais eficaz e responsável, promovendo a preservação ambiental e a valorização do patrimônio natural de Ourém e região, contribuindo assim para o fortalecimento do turismo sustentável no Pará.

 

Texto: Israel Pegado

Fotos: Divulgação/Ascom Setur

BORA CONFERIR !!!

 

Setur faz avaliação de evento de pesca esportiva em Tucuruí

Uma equipe de técnicos da Secretaria de Turismo (Setur) está concluindo a avaliação do XIII Torneio de Pesca Esportiva da Amazônia (TOPAM), realizado no Lago da Hidrelétrica de Tucuruí, entre os dias 12 e 16 de junho. O evento, que já é tradicional, se firmou como um dos principais encontros de pesca esportiva do Brasil, especialmente para a captura do tucunaré. Este ano, o TOPAM atraiu competidores de várias partes do país e até do exterior, destacando-se pela organização e pela rica programação.

 

“O TOPAM não só promove a pesca esportiva, mas também reforça a importância do turismo e do desenvolvimento socioeconômico na região de Tucuruí. O evento é um case de integração entre os participantes e pelo incentivo à preservação ambiental. No turismo de pesca esportiva, reafirmamos o compromisso da Setur com a sustentabilidade e a promoção de práticas responsáveis”, explica o secretário de Turismo do Pará, Eduardo Costa.

 

Na quarta-feira (12), foi realizada uma reunião entre competidores, guias, fiscais e coordenadores para discutir o regulamento e entregar os kits de participação. À noite, Rubens de Almeida Prado ministrou a palestra "Manuseio Responsável", destacando práticas sustentáveis e o cuidado com o meio ambiente.

 

Ontem à tarde, o evento "Nakamura Experience no Topam" trouxe uma apresentação de arremessos e um workshop com Nelsinho e Vitor Nakamura, renomados pescadores esportivos. A cerimônia oficial de abertura ocorreu à noite, seguida de um show musical.

 

Hoje, a programação do TOPAM começou cedo, com a preparação dos barcos no Porto do Km 11. Às 6h, foi realizada a cerimônia de largada oficial, e às 7h30 os competidores partiram em busca do tucunaré. O primeiro dia de competição se encerra às 18h.

 

“Acompanhamos a organização do evento, fazemos uma análise e estudo de outras possibilidades de divulgação e de profissionalização do turismo de pesca esportiva no estado do Pará. Estamos trabalhando na estrutura do turismo de pesca durante uma temporada anual também, não apenas no evento em si, buscando parcerias de investimentos público e privado”, explica o técnico em Planejamento e Gestão de Turismo, Allyson Neri.

 

Neste sábado (15), o torneio prossegue com as atividades novamente no Porto do Km 11. Pela manhã terá início o VIII TOPAM Infantojuvenil, que conta com a participação de jovens pescadores. Após o encerramento da prova, os participantes se reunirão para a premiação e sorteio de brindes. 

 

O evento finaliza no domingo, com uma cerimônia de encerramento na Vila Permanente. Durante a cerimônia, serão divulgados os resultados e premiados os campeões. Além disso, haverá sorteio de prêmios e entrega de certificados de participação.

 

Texto: Israel Pegado
Fotos: Marciney Costa

VAMOS CONFERIRI !!!

 

Ação conjunta conscientiza sobre turismo de pesca em São Caetano de Odivelas

O município de São Caetano de Odivelas recebeu, na terça-feira (11), uma ação conjunta da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), ICMBio e Ibama para promover a pesca esportiva sustentável e legal. Essa ação de conscientização tem como objetivo informar e orientar os pescadores sobre a prática adequada da pesca dentro das normas ambientais vigentes.

 

Durante o evento, foi feita a devolutiva do diagnóstico realizado pela consultoria Igarapesca, no município. São Caetano de Odivelas está localizado dentro de uma Reserva Extrativista (Resex), o que impõe a necessidade de regras específicas para qualquer atividade na região. A pesca esportiva, frequentemente fora dos padrões de fiscalização ambiental, motivou ICMBio e Ibama a realizarem essa palestra educativa.

 

“A Setur, que também atua na pesca esportiva, vai reforçar a conscientização sobre o turismo de pesca esportiva, também conhecida como a prática do ‘pesque e solte’. Além disso, vamos iniciar a devolutiva da consultoria realizada pela Igarapesca. Estarão presentes condutores de pesca, a gestão municipal e alguns empresários donos de pousadas,” explicou Último Augusto, turismólogo da Setur.

 

Uma das propostas da ação é apresentar um plano para operacionalizar a comercialização de pacotes de turismo de pesca, uma demanda identificada pela consultoria que ainda não é atendida em São Caetano de Odivelas. A ideia é que a associação local desenvolva esse produto turístico.

 

A atividade pesqueira é regida pela lei federal de nº 11.959, de 29 de junho de 2009 que dispõe sobre a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura e da Pesca.

 

"Na nossa capacitação, estão presentes 30 condutores da pesca esportiva. A capacitação foi motivada pela fiscalização que realizamos. Muitos condutores não sabiam como se portar ou como orientar os pescadores. Portanto, essa capacitação serve para que eles se tornem divulgadores das regras dentro da Resex," afirmou Rodrigo Leal, técnico do ICMBio, que atua na Zona do Salgado.

 

Segundo dados do Ministério do Turismo, a estimativa é de que mais de seis milhões de pessoas pratiquem a atividade de pesca esportiva no Brasil, movimentando R$ 1 bilhão por ano na economia e indicando o seu potencial para crescimento. Além de amantes do esporte e do pescado, a modalidade também abre possibilidades turísticas, já que o esportista de pesca tem a possibilidade de conhecer além do local onde acontece a pescaria também as paisagens naturais exuberantes que estão em volta do local.

 

A iniciativa na Zona do Salgado é um passo importante para garantir a sustentabilidade da pesca esportiva na região, promovendo práticas que respeitem o meio ambiente e contribuam para o desenvolvimento do turismo local.