domingo, 28 de julho de 2013

TRÊS MILHÕES DE PESSOAS NA MISSA DO ENVIO!!!

Em missa, Francisco pede aos jovens que transmitam a experiência da JMJ

Para Papa, 'a experiência não pode ficar fechada com um pequeno grupo'.
Pontífice volta ao Vaticano na tarde deste domingo após sete dias no país.



O Papa Francisco pediu aos jovens na manhã desta domingo (28) que façam discípulos em todas as nações e transmitam a experiência vivenciada na Jornada Mundial da Juventude a outras pessoas. Ele voltou a dizer que é preciso ir sem medo para servir. "Não tenham medo de ir e levar Cristo para todos os ambientes", afirmou (veja a homilia no vídeo ao lado e leia a íntegra no final da reportagem ou aqui).
"A experiência deste encontro não pode ficar trancafiada na vida de vocês ou no pequeno grupo da paróquia, do movimento, da comunidade de vocês. Seria como cortar o oxigênio a uma chama que arde. A fé é uma chama que se faz tanto mais viva quanto mais é partilhada, transmitida, para que todos possam conhecer, amar e professar que Jesus Cristo é o Senhor da vida e da história", disse o religioso.
"Não tenham medo de ir e levar Cristo para todos os ambientes, até as periferias existenciais, incluindo quem parece mais distante, mais indiferente. O Senhor procura a todos, quer que todos sintam o calor da sua misericórdia e do seu amor", completou.
28/7 - Papa Francisco experimenta chimarrão oferecido por um dos fiéis em Copacabana (Foto: Reprodução/Globo News)Papa bebe chimarrão oferecido por um dos fiéis ao
cruzar a multidão (Foto: Reprodução/Globo News)
saiba mais

O pontífice celebrou a Missa de Envio, na Praia de Copacabana, Zona Sul do Rio. O evento, que estava agendado para o Campo da Fé, em Guaratiba, na Zona Oeste, foi transferido na quinta (25) para Copacabana devido ao mau tempo, que tornou a realização impraticável no lugar planejado por conta da lama e de áreas alagadas.

Chimarrão e beijos no papamóvel
Francisco foi até o palco montado em Copacabana de papamóvel, em percurso pelo meio da multidão que durou cerca de 50 minutos. Durante o trajeto, o pontífice acenou para os fiéis, beijou crianças, abençoou alguns peregrinos e bebeu chimarrão após receber a cuia de um dos participantes.

Próximo ao palco, os presidentes do Brasil, Dilma Rousseff; da Argentina, Cristina Kirchner; e da Bolívia, Evo Morales, aguardaram juntos os preparativos para a missa do Papa Francisco, que foi acompanhada pelo governador do Rio, Sérgio Cabral; pelo prefeito local, Eduardo Paes; além de outras autoridades políticas.

Novos discursos e despedida
Após os eventos em Copacabana, o pontífice retorna ao Sumaré, onde tem um almoço com organizadores da Jornada Mundial da Juventude, bispos e padres. Ainda na residência onde ficou hospedado, ele recebe a coordenação do Conselho Episcopal Latino-Americano para um encontro.

Às 17h30, o Papa faz uma cerimônia restrita aos voluntários da JMJ, no RioCentro, na Zona Oeste, quando deve discursar. A despedida de Francisco será na Base Aérea do Galeão. Às 18h30, ele chega ao local e faz um discurso. Em seguida, às 19h, embarca para Roma.
28/7 - Mesmo com a luz do dia, grupo de peregrinos ainda dormia em Copacabana (Foto: Alexandre Durão/G1)Mesmo com a luz do dia, grupo de peregrinos ainda
dormia em Copacabana (Foto: Alexandre Durão/G1)
Filas para o banheiro ficaram enormes quando o dia raiou (Foto: Eduardo Cavalho/G1)Filas para banheiro ficaram enormes quando o dia
raiou em Copacabana (Foto: Eduardo Cavalho/G1)

Envolvam-se num mundo melhor. Não sejam covardes, metam-se, saiam para a vida. Jesus não ficou preso dentro de um casulo. Saiam às ruas como fez Jesus"
Papa Francisco
Papa Francisco discursa para 3 milhões de peregrinos em Copacabana (Foto: Luca Zennaro/Pool/AFP)Papa Francisco discursou para 3 milhões de fiéis
na noite de sábado (Foto: Luca Zennaro/Pool/AFP)
27/7 - Multidão lota a praia de Copacabana a noite (Foto: Vanderlei Almeida/AFP) Multidão lotou a praia de Copacabana para evento
da Jornada sábado (Foto: Vanderlei Almeida/AFP)
Madrugada na orla

Nas calçadas, na areia, no asfalto, em todo lugar da Praia de Copacabana era possível ver peregrinos dormindo, solitários ou em grupo, ao longo da madrugada deste domingo, último dia da Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro.
A praia amanheceu repleta de fiéis e com e filas para usar banheiros. A partir das 6h, havia filas com até 200 pessoas para utilizar as cabines instaladas na praia. No entanto, segundo alguns peregrinos, a situação de higiene destes banheiros não era boa. Em certos pontos o mau cheiro era predominante, o que fez muita gente desistir de usar as cabines. Peregrinos urinaram na areia da praia e houve também quem escovasse os dentes na rua.

Estrada e saída de Copacabana
Às 8h foi iniciada a operação para o fechamento total dos acessos a Copacabana. Segundo o Centro de Operações da Prefeitura do Rio, durante a madrugada deste domingo o acesso de táxis e ônibus foi liberado de maneira temporária para facilitar o deslocamento dos peregrinos que desejavam deixar o bairro.

A maior preocupação da Prefeitura é com a volta dos peregrinos após o término da missa do Papa. O MetrôRio vai operar sem interrupções até a meia-noite. Os trens da SuperVia e as linhas de ônibus também funcionarão ininterruptamente. Todos os cartões do metrô serão aceitos durante o fim de semana (veja as opções para chegar e sair de Copacabana).

'Saiam às ruas!'
No sábado (27), o pontífice engrossou o discurso político contra a desigualdade, pela aproximação dos mais pobres e pediu que jovens de todo o mundo, aqueles que querem ser "protagonistas da mudança", "sigam superando a apatia" de forma "ordenada e pacífica": "Saiam às ruas!", disse Francisco.

O pontífice falou também sobre Estado laico, que, de acordo com ele, é "favorável à pacífica convivência entre religiões diversas". O Papa começou o sábado com uma missa a bispos e padres na Catedral Metropolitana de São Sebastião, seguido de reunião com representantes da sociedade civil, quando discursou. Ele encerrou a maratona falando aos peregrinos, que tomaram completamente a Orla de Copacabana (saiba como foi o 6º dia do Papa no Brasil).
Por volta das 6h30 deste domingo (28), Francisco voltou a usar o Twitter para se dirigir aos jovens em linguagem bem informal: "Queridos jovens, sejam verdadeiros 'atletas de Cristo'! Joguem no seu 'time'!", publicou.

FONTE:
G1.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário