O que faz um assessor de imprensa?
A Assessoria de Imprensa é um instrumento dentro do composto de Comunicação desenvolvida para as organizações, fazendo parte das atividades da área de comunicação. Ao contrário do que alguns equivocadamente pensam, a tradução do inglês Publicity não tem a ver com Publicidade, mas apenas assessoria de imprensa. Sua principal tarefa é estabelecer ligação direta entre uma organização do primeiro, segundo ou terceiro setores…A Assessoria de Imprensa trata da gestão do relacionamento entre uma pessoa física, entidade, empresa, órgão público e a imprensa. No Brasil, os profissionais que desempenham a função de Assessoria de Imprensa costumam ter formação em Relações Públicas e em Jornalismo.
A grosso modo, o assessor de imprensa é o profissional responsável por fazer a ponte entre a empresa e um veículo de comunicação.
Ele não vende matérias a um jornal, tampouco coordena campanhas de
marketing ou publicidade, embora as delimitações entre as profissões têm
diminuído e algumas funções possam se mesclar. Conheço muitos
assessores que acabam organizando eventos e ajudando em outras áreas do
cliente.
Mas se atendo à premissa básica, um assessor trabalha de dois modos, quase sempre ao mesmo tempo:
Atendendo a imprensa, ou seja, o repórter liga na
assessoria e diz: “Olha, eu tenho que fazer uma matéria sobre a falta de
bacalhau no mercado, com quem eu posso conversar na Peixaria?” Cabe ao
assessor passar as informações preliminares ao repórter e então ir atrás
do contato, e colocá-lo a par da situação, assim como acertar se as
informações serão passadas pela assessoria, em entrevista, ou por
e-mail.
Enviando Releases, temor de muitos jornalistas. O
assessor escreve um press-release sobre alguma informação de assunto
público, que caiba nos jornais. Embora muita gente associe o release a
produtos, há muita coisa legal que acontece nas empresas que vale mesmo a
pena ser noticiado. Por exemplo, se a Peixaria têm um programa de
controle marinho que no seu primeiro ano além de aumentar a população de
peixes também trouxe de volta à costa uma po
Jornalistas trabalham com informação, e um release em tese
contém uma informação relevante, portanto receber release é bom para o
jornalista, certo? E é aí que mora o perigo. É função do assessor de
imprensa medir o que é relevante ou não. Mas por várias questões (que o
Peixe Fresco abordará com o tempo), muitas vezes o jornalista recebe
muita coisa que não é realmente publicável (como uma revista de economia
receber sobre o lançamento de mais um revolucionário modelo de anzol).
Juntando todas as empresas de uma cidade, o jornalista se afoga em um
mar de informações inúteis.
Há ainda um terceiro trabalho importante da assessoria que envolve os dois acima, mas que tem características específicas: gerenciamento de crise.
Um navio de turismo da companhia atendida naufragou. A companhia deve
esclarecimentos à população, como atender a grande demanda que surgirá
da imprensa e controlar para que a sua imagem não saia manchada da
situação? E é nesse momento que se faz necessária a agilidade do
assessor para escrever releases, organizar coletivas, agendar
entrevistas, obter a lista de vítimas, locais para onde foram levadas,
tudo. Um post específico sobre o assunto virá mais para a frente.
Por essas e outras o trabalho de assessor de imprensa deve ser
realizado com muito cuidado, para não comprometer a imagem do cliente, e
da própria empresa de assessoria.
Ao público não-jornalista, ficou um pouco mais claro o que faz um assessor?
É aí que eu paro e penso na pergunta do título.
Tradicionalmente, o assessor de imprensa era o responsável por fazer a
ponte entre a empresa e os jornais. Antigamente o o press-release, múmia viva até hoje,
era a principal e quase única fonte oficial de informações. A mensagem
para o público em geral ficava a cargo da publicidade e do marketing.
Até que duas coisas importantes aconteceram:
1: Não é mais tão fácil separar quem é mídia e quem é público. Todo mundo hoje é mídia.
2: As fontes de informação são inúmeras. Um produtor
de informação pode pegar seu conteúdo de releases, sites, mecanismos de
buscas, blogs, fontes, e assim por diante.
Ótimo! Assessores de Imprensa não são mais necessários! Podemos queimá-los todos em uma fogueira com os livros e sutiãs!
Complicado. Em primeiro lugar, terminologia. Assessor de comunicação
talvez fosse mais adequado, ou simplificar para relações públicas, ou
até mesmo executivo de comunicação social, por que não? “Especialista em
mídias sociais”, como tem aparecido por aí, soa um tanto pedante. E nem
é cargo.
Um “executivo de comunicação social” seria o responsável pela
comunicação da empresa em diversas mídias, tradicionais ou não, por
administrar e gerenciar diversos canais de comunicação, tendo como
subordinados funcionários específicos para cada canal, dependendo do
tamanho da empresa.
E por que eu contrataria uma assessoria para fazer isso?
Tenho um estagiário aqui que manja tudo de orkut…
- Porque esses profissionais sabem as formas certas de lidar com a mídia tradicional;
- Têm experiências (boas e ruins) no trato com o público nas mídias sociais, e podem prever melhor as reações;
- Estão acostumados a pensar no que o público-alvo se interessaria, de que forma escrever, gravar, editar;
- Têm uma rede de contatos para ajudar um projeto nos difíceis primeiros passos;
- Conhecem bem as crises passadas nas mídias tradicionais e novas, e têm uns truques na manga para evitá-las, ou ao menos lidar com elas caso aconteçam.
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