quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

NOVIDADE NA CIÊNCIA!!!

Ministério assina 15 parcerias e vacina contra HPV será produzida no Brasil 

 SUS vai oferecer vacina contra HPV a partir de 2014

O Ministério da Saúde firmou nesta quarta-feira (11), em Brasília, 15 novas parcerias entre instituições públicas e privadas para produção de 15 equipamentos e 4 medicamentos, dentre eles a vacina contra HPV e dois equipamentos para hemodiálise. A expectativa é que, em cinco anos, a produção nacional dos 19 itens gere economia de R$ 5,5 bilhões aos cofres públicos. Os produtos começarão a ser distribuídos no Sistema Único de Saúde (SUS) a partir de 2014.
Passarão a ser produzidos nacionalmente pelo laboratório público IVB e o privado Institut Georges Lopez (IGL) a dTpa (difteria, tétano e coqueluche) e medicamentos como biotina e o citrato de sidenafila, além da vacina de HPV. O vírus do papiloma humano (HPV) é transmitido principalmente por relações sexuais sem camisinha e pode causar verrugas genitais e câncer do colo do útero, de cabeça e pescoço, vagina, pênis e do canal anal.
Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o foco das campanhas para a vacinação contra essa doença serão meninas de 11 a 13 anos. “Toda a transferência de tecnologia da produção dessa vacina passa a ser desenvolvida no Brasil”, afirmou o ministro. “Nós estamos adotando a estratégia de fazer a vacinação nessa faixa etária por ser menor que a faixa etária média do início da atividade sexual no país.”
Em todo o mundo, estima-se que 600 milhões de pessoas estejam contaminadas pelo HPV. Cerca de 10 milhões já têm uma lesão pré-cancerígena, e entre 2 e 3 milhões de mulheres foram diagnosticadas com câncer do colo do útero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário