domingo, 26 de janeiro de 2014

DICAS DO BLOG!!!

Nécessaire de verão: como manter os cabelos saudáveis após mar e piscina

Expert dá dicas sobre hidratação e como clarear os fios naturalmente, sem danificá-los

Enviar para um amigo

Nécessaire de verão: como manter os cabelos saudáveis após mar e piscina Thinkstock/Divulgação
Foto: Thinkstock / Divulgação
 
Claudia Nunes
Parece tarefa difícil, mas tem sim como aproveitar o verão sem que a combinação de sol, praia e mar danifique o cabelo. Para isto, os cuidados com os fios devem começar antes mesmo de estender a canga na areia e é recomendado que os produtos de hidratação façam parte do kit levado para a praia. A atenção com o cabelo precisa ser redobrada se ele for pintado, pois já sofreu uma mudança química e está mais frágil.

Mais para cuidar das madeixas do verão:
:: Truques sem química: saiba como remover o efeito verde :: Muita química? Saiba como não exagerar na hora de cuidar dos cabelos
Quem prefere tomar banho de piscina não fica de fora dos cuidados. O ideal é que os fios sejam protegidos por um creme sem enxágüe antes de entrar em contato com o cloro, responsável pelo ressecamento do cabelo. Guilherme Cassolari, consultor de cabelos da Natura, ressalta que o cuidado com os fios não deve dificultar o momento de lazer das mulheres.

— O melhor é retocar alisamentos, por exemplo, antes ou depois do verão, para evitar ressecamento em excesso — aconselha.


Donna - Qual a freqüência de hidratação dos fios no verão?
Guilherme Cassolari - Pelo menos uma vez por semana o cabelo precisa ser hidratado. Também existe a possibilidade de utilizar um creme noturno para o cabelo amanhecer mais macio. Muita gente acha que o produto mancha a fronha, o que não é verdade. O creme noturno também não deixa o cabelo oleoso - claro que não pode haver exageros na aplicação: quatro a seis borrifadas são suficientes para hidratar os fios.

Donna - Os cabelos precisam de filtro solar quando expostos ao sol, ou esses produtos devem ser usados apenas na praia?
Cassolari - Sim, os produtos com filtro solar protegem os fios. Como são sazonais, lançados na maioria das vezes em meses próximos ao verão, as pessoas procuram mais nestes períodos. Eles devem ser usados antes do banho de mar ou de piscina e, assim como um protetor solar para o corpo, deve ser reaplicado sempre que sair da água. O ideal é que a mulher tome um banho de água doce para depois aplicá-lo novamente.

Donna - Com o vento e a maresia da praia, os cabelos ficam mais volumosos. Como moderar o volume principalmente dos cabelos crespos?
Cassolari - É recomendado levar para a praia um ativador de cachos ou um creme para pentear, além de um reparador de cachos, que mantém os fios mais modelados durante o dia. O legal é que os fluidos reparadores de cachos são pequenos, em geral, o que torna fácil levá-los em uma bolsa de praia.

Donna - Como clarear os fios naturalmente, com o sol, sem danificá-los?
Cassolari - O cabelo tende a clarear no verão, pelo maior contato com o sol, mas este efeito realmente claro, com aparência de mechas, só vai ser atingido com química. E a melhor forma de tratar o cabelo que sofre algum processo químico é hidratando os fios com produtos específicos para depois desses procedimentos.

Donna - Cabelos loiros costumam mudar a coloração quando em contato com o cloro da piscina. Como tratá-los?
Cassolari - Antes de entrar na piscina, o cabelo deve ser preso em um coque para diminuir os pontos de contato com a água. Ao sair da água, a mulher deve procurar uma ducha de água doce para enxaguar os fios e tirar o máximo de cloro do cabelo. Para quem tem cabelo platinado, o cuidado deve se estender para a escolha do xampu, que é especial para este tipo de coloração.

Donna - Como controlar a oleosidade dos cabelos no verão sem deixá-los ressecados?
Cassolari - A primeira coisa é passar o condicionador e cremes em geral no comprimento do fio, mas não na raiz. O ideal é calcular entre quatro a cinco dedos abaixo da raiz para passá-los. Além disso, não tomar banho quente, o que estimula a produção de sebo no couro cabeludo. Outra informação que pouca gente sabe é que os xampus transparentes possuem menos ativos e, por isto, conferem menos hidratação ao cabelo, o que ajuda no controle da oleosidade. E, por fim, existe no mercado uma loção que controla a oleosidade dos fios quando aplicada de três a cinco gotas no couro cabeludo.

DONNA ZH

Nenhum comentário:

Postar um comentário