domingo, 30 de novembro de 2014

CURIOSIDADES!!!



Antonio Juraci Siqueira
NÓS, OS FILHOS DO BOTO
No ano 2000, quando apareci no quadro “Me leva, Brasil!” do “Fantástico da rede Globo de Televisão, afirmando ao repórter Maurício Kubrusly ser “filho de boto”, muita gente procurou-me para saber da veracidade ou não do fato.
Pois bem: a verdade é que ninguém sacou que a minha “mãe” é a Amazônia e o “boto” em questão é o Capitalismo, esse moço bonito que nos seduz, nos enraba e depois nos abandona prenhes de dívidas e dúvidas. É o mesmo boto que em tempos idos, travestido de regatão ou de doutorzinhos da capital, filhos dos coronéis de barranco, comiam nossas tapuias em troca de um corte de chita, de um vidro de perfume ou de promessa de casamento. E a “minha mãe”, a exemplo da “Mama África” do Chico Cézar, também é mãe solteira, também foi e continua sendo estuprada e emprenhada por esse boto malino, tanto física quanto cultural e economicamente. Ontem, na base do “dá ou desce”, a ferro e fogo; hoje, na mesma base, só que com armas muito mais sofisticadas, sedutoras e eficientes...
Quando disse ao repórter que minha mãe não “pulou a cerca”, porque não havia cerca, quis dizer simplesmente que a Amazônia continua escancarada e indefesa à cobiça internacional. Tem muito olho de boto em cima das nossas riquezas, da nossa biodiversidade. É “olho de boto no fundo dos olhos de toda paisagem...”

Nenhum comentário:

Postar um comentário