segunda-feira, 19 de outubro de 2015

PROJETO SEMANA DA LEITURA; MAIS UMA GRANDE AÇÃO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAPITÃO POÇO, ATRAVÉS DA SEMED, (SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO)




 
EQUIPE DE ELABORAÇÃO DO PROJETO – SEMED
 
Secretária Municipal de Educação
MARIA JOSÉ BENTO FERREIRA SILVA
 
Diretora de Ensino
ELISANGELA DE SOUZA COELHO PEREIRA
 
Coordenadora Pedagógica Geral
LILIANE SOUZA DE FREITAS
 
Coordenação Pedagógica
ANTONIA CRISTINA MOURA NASCIMENTO
ANTONIA GERCILENE GOMES LIRA
ANTONIO MARIO LOPES MOURA
FRANCISCA HOSANA DE SOUZA FREIRE
IÊDA FARIAS DE CARVALHO
JOSÉ GLAUBER MELO DE OLIVEIRA
JOSIELE MENDES
JUCILEIDE BARROS DO NASCIMENTO
LEILA FREITAS
LUCINEIDE MUNIZ DA SILVA
MARIA CRISTINA DE JESUS RIBEIRO
MARIA DAYANE MENEZES
MARIA ELCY DE MEDEIROS BRITO
VERTA MARIA OLIVEIRA
 
 
 
Contatos:
Fone: 91-3468-1288
E-mail: semedcapy123@yahoo.com.br
 
 
 




APRESENTAÇÃO

Em comemoração ao mês da criança, a Secretaria Municipal de educação-SEMED, com o apoio da Prefeitura Municipal de Capitão Poço, realiza o “Projeto Semana da Leitura” que tem como objetivo incentivar a prática da leitura, aliando-a ao prazer propiciado por meio de atividades diversas. Por esse motivo, contamos com a participação das escolas da rede municipal de ensino.

É perceptível que cada criança chega à escola com uma bagagem própria e exclusiva de experiências, ansiedades, sentimentos e atitudes. Nesse sentido, criar e narrar histórias é, antes de tudo, ajudar a guiar e a transformar a vida delas, pois de um simples conto pode brotar o estímulo necessário ao desencadeamento de uma mudança necessária em sua vida e que irá marcá-la por meio de bons sentimentos para a vida toda.

Machado (2002) afirma que não explorar a literatura desde cedo com as crianças é uma tolice, pois a prática de leitura permite que a criança adquira esse gosto, podendo viajar de diversas maneiras para infinitos lugares, dando margem a imaginação delas. Portanto, para que as crianças em iniciação hoje e para que os adultos de amanhã tenham gosto pela leitura é preciso iniciá-los desde cedo à leitura, tanto em casa nas famílias quanto nas escolas.

 As histórias contribuem muito no desenvolvimento de cada criança. Elas são um excelente instrumento para desenvolver a audição, a fala e a expressão corporal e representa uma fonte rica em estímulos. Machado (2002) vê a leitura também como uma brincadeira infantil, afinal segundo ela, quando as crianças passam pelas viagens fictícias elas brincam de “faz-de-conta”.

Por sua vez, Amarilha (2004) discute a importância da literatura na formação cognitiva, linguística, comunicativa e psicológica da criança. Argumenta a necessidade de se implementar práticas pedagógicas prazerosas e regulares, como contar e ler textos dos contos de fadas, para assegurar uma relação escolar bem sucedida, visto que a leitura é uma ferramenta instrumental na cultura brasileira.

Vygotsky (1998) concorda com o próprio Freud quando este compara a fantasia que a criança vivencia na brincadeira e a fantasia vivenciada na arte. Vygotsky, na Psicologia da Arte, cita o que Freud diz a esse respeito em “Escritores criativos e devaneios”, capítulo da sua obra Totem e Tabu:

 

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