EQUIPE DE
ELABORAÇÃO DO PROJETO – SEMED
Secretária
Municipal de Educação
MARIA JOSÉ BENTO FERREIRA SILVA
Diretora de Ensino
ELISANGELA DE SOUZA COELHO
PEREIRA
Coordenadora
Pedagógica Geral
LILIANE SOUZA DE FREITAS
Coordenação
Pedagógica
ANTONIA CRISTINA MOURA NASCIMENTO
ANTONIA GERCILENE GOMES LIRA
ANTONIO MARIO LOPES MOURA
FRANCISCA HOSANA DE SOUZA FREIRE
IÊDA FARIAS DE CARVALHO
JOSÉ GLAUBER MELO DE OLIVEIRA
JOSIELE MENDES
JUCILEIDE BARROS DO NASCIMENTO
LEILA FREITAS
LUCINEIDE MUNIZ DA SILVA
MARIA CRISTINA DE JESUS RIBEIRO
MARIA DAYANE MENEZES
MARIA ELCY DE MEDEIROS BRITO
VERTA MARIA OLIVEIRA
Contatos:
Fone: 91-3468-1288
E-mail: semedcapy123@yahoo.com.br
APRESENTAÇÃO
Em comemoração ao mês
da criança, a Secretaria Municipal de educação-SEMED, com o apoio da Prefeitura
Municipal de Capitão Poço, realiza o
“Projeto
Semana da Leitura” que tem como objetivo incentivar a prática da
leitura, aliando-a ao prazer propiciado por meio de atividades diversas. Por
esse motivo, contamos com a participação das escolas da rede municipal de
ensino.
É perceptível que cada
criança chega à escola com uma bagagem própria e exclusiva de experiências,
ansiedades, sentimentos e atitudes. Nesse sentido, criar e narrar histórias é,
antes de tudo, ajudar a guiar e a transformar a vida delas, pois de um simples
conto pode brotar o estímulo necessário ao desencadeamento de uma mudança
necessária em sua vida e que irá marcá-la por meio de bons sentimentos para a
vida toda.
Machado (2002) afirma que não
explorar a literatura desde cedo com as crianças é uma tolice, pois a prática
de leitura permite que a criança adquira esse gosto, podendo viajar de diversas
maneiras para infinitos lugares, dando margem a imaginação delas. Portanto,
para que as crianças em iniciação hoje e para que os adultos de amanhã tenham
gosto pela leitura é preciso iniciá-los desde cedo à leitura, tanto em casa nas
famílias quanto nas escolas.
As histórias contribuem muito no
desenvolvimento de cada criança. Elas são um excelente instrumento para
desenvolver a audição, a fala e a expressão corporal e representa uma fonte
rica em estímulos. Machado (2002) vê a leitura também como uma brincadeira
infantil, afinal segundo ela, quando as crianças passam pelas viagens fictícias
elas brincam de “faz-de-conta”.
Por sua vez, Amarilha (2004)
discute a importância da literatura na formação cognitiva, linguística,
comunicativa e psicológica da criança. Argumenta a necessidade de se implementar
práticas pedagógicas prazerosas e regulares, como contar e ler textos dos contos
de fadas, para assegurar uma relação escolar bem sucedida, visto que a leitura
é uma ferramenta instrumental na cultura brasileira.
Vygotsky (1998) concorda com o
próprio Freud quando este compara a fantasia que a criança vivencia na
brincadeira e a fantasia vivenciada na arte. Vygotsky, na Psicologia da Arte,
cita o que Freud diz a esse respeito em “Escritores
criativos e devaneios”, capítulo da sua obra Totem e Tabu:
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