terça-feira, 26 de julho de 2016

Quatro cubanos do programa Mais Médicos abandonam postos em MS!!!

Quatro cubanos do programa Mais Médicos abandonam postos em MS

Contrato dos quatro estrangeiros terminaria em outubro de 2016.
Corumbá (MS) tem 19 médicos estrangeiros que se dividem em 21 postos.

Juliene KatayamaDo G1 MS com informações da TV Morena
Quatro cubanos abandonaram os postos de saúde em Corumbá, município distante 415 quilômetros da capital de Mato Grosso do Sul, sem aviso prévio. Eles fazem parte do programa Mais Médicos, do governo federal, com outros 19 estrangeiros na cidade no Pantanal sul-mato-grossense.
A Secretaria Municipal de Saúde deve remanejar profissionais de outras unidades de saúde. Segundo a secretária Deisiane Pires, já foi solicitado à coordenação do programa em Campo Grande novos profissionais para ocuparem as cagas dos cubanos que foram embora. A previsão de chegada dos novos profissionais é entre outubro e novembro.
G1 entrou em contato com a assessoria do Ministério da Saúde para saber quais as consequências aos médicos que abandonaram os postos, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.
Os quatro médicos cubanos pararam de trabalhar em maio e junho de 2016. De acordo com a secretária, a saída dos médicos cubanos não prejudicou os serviços oferecidos à população. O contrato deles terminaria em outubro e eles teriam que retornar para Cuba após o fim do trabalho.
O município aderiu ao programa Mais Médicos em 2013, mesmo ano em que os médicos cubanos que abandonaram as atividades chegaram à cidade. Hoje, 19 médicos estrangeiros conveniados ao programa, se dividem no atendimento a 21 postos da cidade.
Até o fim de agosto devem chegar cerca de 1,5 mil profissionais para ocupar vagas em aberto do programa em todo o país. O anúncio foi feito, na última sexta-feira (22), em Brasília, pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, durante o encontro com médicos brasileiros formados no exterior e cubanos que vão atuar. Para Mato Grosso do Sul, devem ser enviados três profissionais, sendo dois para a capital e um para Miranda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário