terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Lançamento!!!

Cantora Carol Baía lança EP de estreia na Fundação Curro Velho

Show será na sexta-feira, 16, a partir 21h.
A entrada é gratuita.

Do G1 PA
Cantora paraense Carol Baía apresenta em seu EP de estreia (Foto: Divulgação)Cantora paraense Carol Baía apresenta seu EP de estreia (Foto: Divulgação)
A cantora paraense Carol Baía apresenta em seu EP de estreia, “Acende teu sol”, quatro composições que marcam a sua retomada à música. Ela apresenta seu primeiro trabalho autoral, repleto de intimidade, numa sonoridade pop e contemporânea, na próxima sexta-feira (16), a partir de 21h, na Fundação Curro Velho, em Belém. A entrada é gratuita. O disco foi contemplado pelo Edital Seiva, da Fundação Cultural do Pará (FCP).
“Acende teu sol” é o nome do EP e a primeira faixa do disco. Os versos da música dizem: “amanheço como eu quero / saio despenteada, voada / cada vez mais alto eu vou / um sorriso largo te dou”. E ela segue dizendo que é preciso acender o sol que há em nós e espalharmos o brilho pelo ar. O álbum traz ainda as canções “Calmo”, “Pra lá do meu coração” e “Marchinha para nós dois”, com produção de Marcel Barretto e Mancha Leonel, além da participação de MG Calibre.
“Devido às intercorrências da vida, a gente acaba deixando os sonhos de lado, por levar alguns nãos. E foi quando depois de um tempo, quase dois anos sem ter um contato realmente profissional com a música, eu me redescobri dentro dela, com amizades, e passei a frequentar lugares que me colocavam em contato com a nossa cultura, onde a gente pode criar. Aí comecei a absorver muita coisa e pensar de forma diferente. E foi quando me descobri compondo. Então, o disco representa isso, um renascimento, um acender de um novo dia”, comenta a cantora.
Volta à música
Carol Baía começou a cantar na adolescência e chegou a fazer curso de música na Universidade do Estado do Pará (Uepa), mas decidiu parar e seguir profissionalmente na área jurídica. Só que a música sempre esteve ali, sendo preservada. Ela fazia cursos de canto e de violão com professores particulares, à medida que os estudos sobre Direito iam ocorrendo.  Aos 27 anos, ela decidiu que voltar à música seria parte essencial de sua vida.

“A possibilidade de gravar o disco reacendeu minha vontade de fazer música, como uma forma de trazer para fora, a necessidade de expressar minha arte e que estava guardada por todos esses anos. Por isso o EP tem esse nome, para dizer que estou aqui, não vou desistir. As musicas representam muito meus sentimentos, algo interior”, diz Carol Baía.
Seu processo criativo, de transformar o que sente em música, é recente e começou como uma forma de extravasar momentos de inquietude. Por isso, ela diz não ter uma forma mecânica para compor e costuma esperar que a canção, com letra e melodia, venha até ela para que seja finalizada.
“Não consigo pensar, vou sentar e fazer uma música, não é assim. Eu sei que vai sair uma música dias antes, começo a refletir sobre uma situação e isso começa a se desenvolver dentro de mim, e em algum momento vou ter um transe e vou pegar o violão e me fechar no meu quarto e só vou sair quando a música estiver pronta ou a inspiração acabar. O que faço? Encosto ela e espero aparecer de novo”, revela.
Serviço
Lançamento do EP “Acende teu sol”, da cantora Carol Baía ocorrerá na sexta-feira (16), a partir das 21h, na Fundação Curro Velho (Rua Prof. Nelson Ribeiro, 287, Telégrafo), em Belém. Entrada gratuita. Informações: (91) 3184-9100.

Nenhum comentário:

Postar um comentário