quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Museu faz homenagem audivisual para os 401 anos de Belém


Filmes de Líbero Luxardo e Mário Carneiro serão exibidos.
Sessões são gratuitas e escolas podem agender mostra para alunos.

Do G1 PA
Igreja de Santo Alexandre,em Belém, será palco de concerto executado com instrumentos de madeira nesta terça-feira (18), às 20h.  (Foto: Elza Lima/Secult)Filmes serão exibidos no Museu de Arte Sacra (Foto: Elza Lima/Secult)
O Museu da Imagem e do Som do Pará preparou uma programação para homenagear os 401 anos de Belém, que serão comemorados no dia 12 de janeiro. Entre as atividades tá a exibição, durante todo o mês de janeiro, de filmes do acervo do museu que retratam a memória da capital paraense.

O primeiro deles, "Belém 350 anos", foi feito por Líbero Luxardo em 1975, e será exibido no dia 4 de janeiro. O filme mostra a paisagem de uma Belém antiga, permitindo que o público explore, através das lentes do cineasta, suas ruas, praças e monumentos.

Dia 18 de janeiro será a vez de "Landi O arquiteto Régio do Grão Pará”, de Mário Carneiro. O documentário foi feito em 1978, e mostra a trajetória do arquiteto que mudou a paisagem de Belém do século XVIII.
Segundo Deyseane Ferraz, diretora do museu, as exibições servem para resgatar a memória da quadricentenária Belém. “É função social dos museus mediar esta relação entre o passado e o presente buscando a valorização da história e da memória das cidades. Na condição de guardião de um valioso acervo de imagens da cidade de Belém, o Museu da Imagem do Som cumpre sua missão de compartilhar alguns desses registros por meio de exibições abertas, como essas", afirma.
Todos os filmes serão exibidos no Museu de Arte Sacra, que fica no complexo Santo Alexandre, com entrada gratuita e sessões fechadas para escolas, que podem ser agendadas através do Sistema Integrado de museus pelo telefone 4009 8845.

Serviço: “Homenagem para Belém”. Documentários sobre a memória da cidade exibidos em sessões abertas ao público no mini auditório do Museu de Arte Sacra – Complexo de Santo Alexandre.

Dia 04/01: “Belém: 350 anos”, de Líbero Luxardo (1975).
Dia 18/01: “Landi O arquiteto Régio do Grão Pará”, de Mário Carneiro (1978)

Nenhum comentário:

Postar um comentário