Desde o início de seu primeiro mandato à frente da Mesa Diretora da Alepa, o deputado Márcio Miranda assumiu um compromisso inédito: preencher lacunas, fomentar o resgate, preservar e divulgar a memória do Legislativo parauara.
Fruto desse esforço, no dia 24 de março de 2014 foi lançada a “Coletânea dos 180 anos do Poder Legislativo”. Depois disso, a criação da revista do Acervo Histórico da Assembléia Legislativa teve como temas sucessivos de suas edições "Memória do Legislativo”, "A imigração japonesa no Pará" e a "Cabanagem".
A pesquisa resultou, ainda, em exposição itinerante que foi inclusive ao Senado Federal, em Brasília, e a escolas de rede pública das mais representativas, como Paes de Carvalho e Rui Barbosa. A orientação é ampliar o diálogo com professores e possibilitar acesso a estudantes.
O acervo da Alepa inclui milhares de fotografias e documentos datados desde o século XIX até hoje. Todo o material está a disposição de pesquisadores, professores e demais interessados de forma gratuita, sendo necessário apenas o agendamento prévio. Hoje, com o lançamento do livro “O Parlamento Paraense na Construção da Cidade de Belém”, mais um ciclo se completa.
Na entrevista exclusiva ao blog, Márcio Miranda fala dos planos de estender o foco das publicações para todas as regiões do interior do Pará.
Nenhum comentário:
Postar um comentário