sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Boieiras e chefs celebram culinária parauara!!!


O Dia da Culinária Paraense, instituído no calendário oficial do Pará através de projeto do deputado Fernando Coimbra, está sendo celebrado agora, em sessão especial requerida pelo mesmo parlamentar. O chef italiano Danio Braga, um dos maiores divulgadores do Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense, recebe o título de Cidadão do Pará. Também há outorga da homenagem especial “Mérito Culinária Paraense” a personalidades do circuito gastronômico e a seus incentivadores (vendedores ambulantes, boeiras, chefs e seus auxiliares, estudantes e pesquisadores da gastronomia). 
O jornalista Roberto Smeraldi usou a tribuna para falar sobre o projeto de criação do Centro Global de Gastronomia e Biodiversidade da Amazônia, espaço de ensino, pesquisa, gastronomia e lazer, fruto de proposta liderada pelo Instituto Paulo Martins, Instituto Atá e o Centro de Empreendedorismo da Amazônia. 

Fernando Coimbra, que preside a solenidade, lembrou que nas décadas de 1960 e 1970 cozinhar era tarefa sem prestígio social, e que Anna Maria Leal Martins, neta do governador José Malcher, rompeu tabus ao escolher a cozinha como ofício e negócio, globalizando o pato no tucupi, a maniçoba, o casquinho de caranguejo, os peixes, os doces e as frutas regionais a partir do restaurante "Lá em Casa". Paulo Martins ampliou o legado da mãe incorporando uma visão contemporânea da alta gastronomia internacional, e criou o Ver-o-Peso da Cozinha Paraense, em 2000, hoje maior festival gastronômico do Norte do Brasil

Dona Osvaldina Ferreira, líder das boieiras do Ver-O-Peso, usou a tribuna para reconhecer que foi a partir de Paulo Martins que a sociedade passou a ver a gastronomia parauara com respeito, sem preconceito, e que ele agregou as boieiras ao circuito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário