Haja orgulho! Minha sobrinha Luciana da Silva Florenzano, Renata Hermanny Almeida e Rômulo Simões Angélica (todos paraenses) tiveram publicado seu artigo "Arquitetura, matéria e historiografia_ interfaces entre investigação tecnológica e pesquisa histórica, a partir de tijolos cerâmicos em Santa Leopoldina (ES)", pela Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP), que foi compartilhado nas redes sociais pela Revista Restauro, especializada na área.
O artigo consiste em análise de tijolos cerâmicos presentes em edificações do Sítio Histórico de Santa Leopoldina, no Estado do Espírito Santo, protegido em esfera estadual em 1983, e aborda a importância da investigação tecnológica para compreensão do processo construtivo utilizado pelos imigrantes europeus não lusitanos que chegaram ao Brasil a partir da segunda metade do século XIX.
Luciana é filha do meu irmão Francenilson Florenzano, e aos 29 anos é graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Pará, Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Espírito Santo, na área de concentração Cidades e Impactos no Território e na linha de pesquisa Patrimônio, Sustentabilidade e Tecnologia, e pesquisadora associada do laboratório Patrimônio & Desenvolvimento (Patri_Lab UFES), atuando nas áreas de conservação e restauração do patrimônio edificado. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em preservação do patrimônio histórico e artístico e projeto de arquitetura e chefia a Divisão Técnica da Superintendência do Iphan no Espírito Santo.
Renata é graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UFES, Mestre em Arquitetura e Urbanismo, na área de concentração Conservação e Restauro e Doutora em Arquitetura e Urbanismo, na área de concentração Teoria e Prática da Conservação e Restauro, pela Universidade Federal da Bahia, com Doutorado Sanduíche no Exterior, junto à Universitat Politècnica de Catalunya. É professora associada da UFES, tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Fundamentos da Arquitetura e Urbanismo, Conservação e Restauro, Projeto de Arquitetura e Urbanismo, Patrimônio, Gestão e Sustentabilidade, Intervenção urbano-arquitetônica. É pesquisadora do Núcleo de Estudos de Arquitetura e Urbanismo, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, e integra o Colegiado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, em nível de Mestrado, área de concentração Cidade e impactos no território, do Centro de Artes, e coordena o Patri_Lab.
Rômulo é graduado em Geologia pela UFPA, Mestre e Doutor em Mineralogia e Geoquímica pela UFPA e Universität Erlangen-Nürnberg (Alemanha), programa sanduíche com bolsa do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico. É professor associado IV do Instituto de Geociências da UFPA, chefe do Laboratório de Caracterização Mineral e pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPA. Pesquisador 1B do CNPq, membro titular do Comitê de Assessoramento de Geociências do CNPq, foi geólogo/geoquímico da CPRM - Serviço Geológico do Brasil, recebeu os Prêmios "Martelo de Prata" (1998) e "Medalha de Ouro Henri Gorceix" (2014), da Sociedade Brasileira de Geologia. É membro da Câmara de Assessoramento (Ciências Exatas e da Terra) da Fapespa (Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa).
Para ler o artigo na íntegra clique aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário