A Rede Sustentabilidade no Pará esgarçou, chegou a rasgar mas já está serzida, esperando acostura firme da Executiva estadual, em reunião marcada para esta quinta-feira. O caso é o seguinte: o partido reuniu no sábado passado (28) a fim de discutir rumos e alinhar um plano de ação. Na ocasião, foram amadurecidos os nomes para compor as chapas para a Alepa, Câmara Federal e Senado. E colocados cinco nomes para uma provável candidatura a governador(a), em caráter consultivo, visto que estatutariamente a instância que decide é a Executiva estadual. Mas houve uma grande confusão, que quase chegou a agressão. Por um voto, Fábio Júnior Almeida, presidente da União Paraense dos Estudantes, ganhou a prévia. Aí foi o maior rebu. E a sigla rachou.
Para se ter uma ideia, desde que a jornalista Úrsula Vidal saiu de suas hostes, a Rede Sustentabilidade no Pará está sob a direção da Executiva nacional. Ela era a porta-voz feminina no âmbito estadual e o professor Cézar Brito, de São Caetano de Odivelas, o porta-voz masculino (a Rede é peculiar, não tem presidente, é representada pela figura do porta-voz, masculino e feminina). Pois bem. Na tal reunião que acabou em briga, deveria ser escolhida a porta-voz feminina estadual, mas nem conseguiram chegar a esse item da pauta. O porta-voz estava na mesa oficial mas foi convencido de que não podia votar. Quando descobriu que podia, tentou exercer o voto mas foi ameaçado, virou uma confusão e ele recuou. Alguém passou mal e teve que se retirar.
Um grupo numeroso denunciou que Fábio teria filiado várias pessoas em Belém e gente que nunca tinha sido vista apareceu para votar. E que há aproximadamente 600 filiados. Mas só 18 (7 eram de Belém) votaram em Fábio. A comissão avisou que iria se desfiliar e o partido poderia se dissolver em plena campanha eleitoral.
Tentando resolver a questão sem conflito, porque primam pela cultura de paz, dirigentes da Rede minimizam o bafafá e enfatizam que este é um momento de construção, que estão unidos para levar Marina Silva à presidência da República e que em breve serão divulgados os pré-candidatos(as) a senador(a), deputados(as) federais e deputados(as) estaduais, tão logo a Executiva delibere. E muito provavelmente não terá candidato próprio ao governo do Pará.
Nenhum comentário:
Postar um comentário