Quatro dos cinco ministros da 2ª Turma votaram contra o pedido
A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para negar o recurso apresentado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para reverter a sua prisão. A informação foi antecipada pela Coluna do Estadão. Quatro dos cinco ministros do colegiado já votaram contra o pedido. O ministro Ricardo Lewandowski, no entanto, acompanhou o posicionamento do relator, Edson Fachin, "com ressalvas", alegando ser a favor da garantia constitucional da presunção de inocência.
Participam da votação eletrônica, além de Fachin e Lewandowski, Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Celso de Mello - o decano é o único que ainda não votou. Como o acesso ao ambiente de julgamento é remoto, a apresentação dos votos pode ocorrer a qualquer momento dentro do prazo.
Se todos os ministros votarem antes da data final, o resultado será conhecido previamente - mas isso só acontecerá quando o último dos ministros, no caso Celso de Mello, apresentar sua posição. O julgamento, no plenário virtual, começou na sexta-feira passada e deve ser concluído nesta quinta-feira, 10, até as 23h59. Caso haja algum pedido de vista ou destaque de algum ministro, o processo sai do ambiente virtual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário