terça-feira, 9 de outubro de 2018

# NOSSAS NOTÍCIAS!!!

Como já é fato folclórico em eleições para cargos proporcionais, ontem teve candidata que dormiu eleita e amanheceu suplente. Trata-se da deputada federal Júlia Marinho, esposa do vice-governador e senador eleito Zequinha Marinho(PSC). Feitas as contas, por doze votos o mandato caiu no colo do deputado estadual Eduardo Costa(PTB), que em 2019 passará à Câmara Federal.

Uma surpresa foi o deputado federal Arnaldo Jordy(PPS), com um eleitorado sólido ao longo de muitos mandatos, e que não foi eleito. Da mesma forma, o senador Flexa Ribeiro(PSDB). Por sua vez, o vereador Dr. Daniel(PSDB), presidente da Câmara de Ananindeua, do qual poucos observadores políticos tinham ouvido falar, foi disparado o mais votado para a Alepa, onde a renovação foi de mais da metade de sua composição (53,65%). Dos 41, só 19 estão reeleitos. Também aumentou a chamada "bancada do batom". Das três deputadas atuais, no ano que vem serão dez. 

As abstenções se mantiveram no patamar das últimas eleições (19,95%), significando que mais de um milhão (exatos 1.096.978) de pessoas não votaram. Somados aos votos em branco (145.732) e nulos (426.403), é um baita eleitorado que agora pode definir o pleito.

Fica a imagem do Ibope arranhada pelos seguidos erros nas suas pesquisas eleitorais, e consolidada a credibilidade da Doxa, dirigida por Dornélio Silva, que mais uma vez foi o único instituto a acertar suas projeções numa eleição que evidenciou o poder das redes sociais. No Pará, blogs como As Falas da Pólis, Ver-O-Fato, Hiroshi Bogéa, Blog do Branco, Espaço Aberto, Zé Dudu, Jeso Carneiro e tantos outros - inclusive este, modéstia à parte - fizeram a diferença, socializando informações da maior importância, em cima do lance, como se diz no jargão esportivo.

Cliquem aqui para conferir quem são os eleitos para a Câmara dos deputados e a Alepa, os números de votos e os percentuais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário