As pessoas com deficiência vão ter de agora em diante uma carteirinha com QR Code como passe livre no transporte terrestre e hidroviário intermunicipal em todos os 144 municípios do Pará, o que diminuirá o número de falsificações, além da facilidade de aplicativo no telefone celular. A iniciativa é do Ministério Público do Estado e do Governo do Pará, através do Núcleo de Articulação da Cidadania e Projeto Existir, Sespa e Seaster, e tem apoio da OAB-PA, Associação Paraense das Pessoas com Deficiência, Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência e demais órgãos de defesa dos direitos. Nos próximos dias 30 e 31 de outubro e 1º de novembro deste ano, será deslanchada a campanha de cadastramento e recadastramento do passe livre intermunicipal durante o evento “Ir e vir: Direito de Todos e Todas”, de 8h às 12h e de 14h às 18h, no Centro Integrado de Inclusão e Cidadania, localizado na Av. Almirante Barroso nº 1765, entre as Travessas Angustura e Barão do Triunfo, no bairro do Marco, em Belém.
A Arcon começou em junho o recadastramento para a nova carteira destinada a pessoas com deficiência, e o serviço segue até o último dia de dezembro de 2018, a fim de que a partir de janeiro de 2019 todos já tenham o novo modelo.
Documentos necessários: duas fotos recentes e iguais; original e cópia do CPF, RG, comprovante de residência, laudo médico (caso a deficiência não seja física e não facilmente perceptível pela junta médica do local) e cartão SUS. Para o acompanhante é exigido original e cópia do CPF e RG.
Nenhum comentário:
Postar um comentário