sábado, 26 de outubro de 2019
sábado, 19 de outubro de 2019
terça-feira, 15 de outubro de 2019
terça-feira, 8 de outubro de 2019
Bom dia, amigos, que a semana seja leve e produtiva para todos nós! E vamos que vamos! A cena deslumbrante é na comunidade Muratuba, reserva extrativista do Tapajós/Arapiuns, em Santarém do Pará. As águas límpidas e azuis do rio Tapajós realçam as areias brancas e o verde das árvores nativas na margem. Foto de Nilson Vieira.
Já é tempo de Círio de Nossa Senhora de Nazaré, a padroeira de todos os paraenses! No último dia 05, à noite o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, inaugurou a imensa e linda imagem colorida na Av. Visconde de Souza Franco, a Doca, que está toda enfeitada para receber os romeiros e alegrar a cidade.
Desde ontem à noitinha o Parque Estadual de Monte Alegre(PA) está incendiando. Duas equipes do Grupamento de Bombeiros Militares de Santarém foram para lá hoje, com reforço de um helicóptero da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, policiais militares, seis brigadistas e a Defesa Civil do município. O fogo consome a Serra da Lua e a Caverna Itatupaoca. O Pema é uma Unidade de Conservação gerida pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio). Servidores do órgão e voluntários locais estão ajudando no combate às chamas.
Foto: acervo Iphan
Está em perigo um sítio arqueológico de extraordinária importância para o Pará, o Brasil e a Humanidade. Trata-se do local com o registro da mais antiga presença do homem na Amazônia Sul-Americana, com pinturas rupestres policromáticas datadas de mais de onze mil anos, que se estendem por mais de duzentos metros ao longo de um paredão a céu aberto. A biodiversidade é incomparável, e abriga espécies em extinção que são objeto de pesquisas científicas.
O Pema é classificado na categoria de Proteção Integral e está inserido na APA Paytuna. O sítio arqueológico Serra da Lua fica na extremidade sudoeste do complexo do Ererê, e toda essa riqueza que envolve 25 sítios arqueológicos se tornou conhecida em âmbito planetário a partir de 1848, quando o naturalista inglês Alfred Wallace percorreu a região. Depois, na década de 1990, a arqueóloga norte-americana Anna Roosevelt escavou o sítio Gruta do Pilão - que ela chamou de Gruta da Pedra Pintada -, coletou amostras que foram examinadas nos EUA e o resultado de sua pesquisa demonstrou a antiguidade da ocupação humana e da arte rupestre em Monte Alegre.
Às 5h do dia 06 de outubro, no horário de Brasília (DF), começou em Roma o Sínodo Amazônico, com Missa presidida pelo Papa Francisco na Basílica de São Pedro. Bispos, padres, religiosas e leigos atuantes no Pará estão participando. Nas imagens, os bispos Dom Teodoro Tavares, de Ponta de Pedras-PA; Dom Carlo Verzeletti, de Castanhal-PA; Dom Pedro Conti, de Macapá-AP; Dom Jesus Berdonces, de Bragança-PA; Dom Vital Corbellini, de Marabá-PA e Dom Evaristo Spengler, prelado do Marajó-PA.
O arcebispo metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, e seus auxiliares, Dom Antônio de Assis Ribeiro e Dom Irineu Roman. A presidência da CNBB Norte 2: Dom frei Bernardo Johannes Bahlmann, bispo de Óbidos-PA e presidente da CNBB Norte 2, Dom Alberto Taveira Corrêa, vice-presidente; e Dom Irineu Roman, secretário; Dom José Maria Chaves, de Abaetetuba-PA e Dom frei João Muniz, prelado do Xingu-PA. O Cardeal Cláudio Hummes, relator geral do Sínodo, os bispos de Itaituba-PA, Dom Frei Wilmar Santin, e de Macapá-AP, Dom Pedro Conti e o Padre Odirley Maia, administrador diocesano de Santarém-PA.
Também estão lá o bispo de Cruzeiro do Sul-AC, dom Flávio Giovenale, que atuou muitos anos em Abaetetuba e Santarém; o administrador diocesano de Santarém, Pe. Odirley Maia; Ir. Marlene Fátima e o Pe. Guillermo Grisales, ambos da Diocese de Santarém; Monsenhor Cid, da Arquidiocese de Belém, e a Irmã Henriqueta, coordenadora da Comissão Justiça e Paz da CNBB Norte 2.
Assinar:
Postagens (Atom)