ORLA DE VILA DO CONDE BARCARENA PARÁ |
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Estrada de Ferro
151 ligará Açailândia, no Maranhão, a Vila do Conde, em Barcarena
Brasília
Da Sucursal
A Agência Nacional de Transportes
Terrestres (ANTT) realiza na próxima quinta-feira (14), no Hangar, em Belém,
uma reunião participativa com autoridades do Estado, prefeitos, empresários e
parlamentares da bancada federal para apresentação de maiores detalhes sobre
o edital e contrato das obras do trecho ferroviário entre Açailândia (MA) e o
Porto de Vila do Conde, em Barcarena, da Estrada de Ferro 151. O diretor
geral da ANTT, Jorge Bastos, também participará das discussões.
No encontro também serão abordados
os Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTA) que vão
fornecer as regras da concessão à iniciativa privada do trecho. As obras
integram o Programa de Investimentos em Logística do Governo Federal,
anunciado em 2012.
A extensão até Barcarena da
ferrovia entrou no Plano Nacional de Viação (PNV) em 2008, através de emenda
apresentada pelo senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), quando o plano tramitou no
Congresso Nacional. Nas emendas apresentadas, o parlamentar paraense aprovou
ainda a ampliação da EF-151 até Curuçá, onde será construído o Porto de
Espadarte, que está em estudo de viabilidade. Além disso, Flexa Ribeiro
também articulou aprovação de outra emenda, criando a estrada de ferro entre
Cuiabá, no Mato Grosso, e Santarém, no oeste do Pará. Essa ferrovia, EF-170,
também já está em fase de estudos de viabilidade pelo Governo Federal.
No projeto original, a EF-151 em
solo paraense iria somente de Açailândia até Belém. "Com a ampliação
proposta e aprovada, atenderemos os portos de Vila do Conde e futuramente
Espadarte. Isso vai garantir maior dinamismo econômico e atração de investimentos
para todo o Estado, por conta da logística que teremos disponível. Além
disso, reduz custo de transporte tanto para as empresas exportadoras como
para a importação de insumos. Isso gera mais investimentos no Estado, mais
emprego e mais renda", destacou Flexa Ribeiro.
LIGAÇÃO
O traçado da ferrovia, a partir de
Açailândia, irá passar por Dom Eliseu, Ulianópolis, Paragominas, Ipixuna do
Pará, Tomé-Açú, Acará, Moju, Abaetetuba e Barcarena. Além disso, o Governo
Federal já autorizou, via Empresa de Planejamento e Logística (EPL), os
estudos complementares para a ampliação até o município de Curuçá, para o
Porto de Espadarte.
POR ARNALDO LEÃO!
FONTE: INTERNET
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