sábado, 7 de setembro de 2013

BÔNUS ESPECIAL 

CONFIRA OS MELHORES MOMENTOS DO DESFILE DE SETE DE SETEMBRO DE 2013 EM CAPITÃO POÇO. OS ALUNOS ORIENTADOS PELOS SEUS PROFESSORES, COORDENADORES PEDAGÓGICOS E DIRETORES LEVARAM PARA A AVENIDA A HISTÓRIA DO NOSSO PAÍS QUE FOI BEM CONTADA, DE PARABÉNS TODOS ÀQUELES QUE COLABORARAM DIRETA OU INDIRETAMENTE PARA QUE O DESFILE ACONTECESSE DE FORMA MARAVILHOSA, O BLOG DO ARNALDO LEÃO ESTEVE POR LÁ E ACOMPANHOU TUDO E MOSTRA EM PRIMEIRA MÃO A PARTIR DE AGORA OS MELHORES MOMENTOS DO DESFILE.

REPORTAGEM E FOTOS
ARNALDO LEÃO.



















































































































































sexta-feira, 6 de setembro de 2013




O que faz um assessor de imprensa?

A Assessoria de Imprensa é um instrumento dentro do composto de Comunicação desenvolvida para as organizações, fazendo parte das atividades da área de comunicação. Ao contrário do que alguns equivocadamente pensam, a tradução do inglês Publicity não tem a ver com Publicidade, mas apenas assessoria de imprensa. Sua principal tarefa é estabelecer ligação direta entre uma organização do primeiro, segundo ou terceiro setores…A Assessoria de Imprensa trata da gestão do relacionamento entre uma pessoa física, entidade, empresa, órgão público e a imprensa. No Brasil, os profissionais que desempenham a função de Assessoria de Imprensa costumam ter formação em Relações Públicas e em Jornalismo.
A grosso modo, o assessor de imprensa é o profissional responsável por fazer a ponte entre a empresa e um veículo de comunicação. Ele não vende matérias a um jornal, tampouco coordena campanhas de marketing ou publicidade, embora as delimitações entre as profissões têm diminuído e algumas funções possam se mesclar. Conheço muitos assessores que acabam organizando eventos e ajudando em outras áreas do cliente.

Mas se atendo à premissa básica, um assessor trabalha de dois modos, quase sempre ao mesmo tempo:
Atendendo a imprensa, ou seja, o repórter liga na assessoria e diz: “Olha, eu tenho que fazer uma matéria sobre a falta de bacalhau no mercado, com quem eu posso conversar na Peixaria?” Cabe ao assessor passar as informações preliminares ao repórter e então ir atrás do contato, e colocá-lo a par da situação, assim como acertar se as informações serão passadas pela assessoria, em entrevista, ou por e-mail.

Enviando Releases, temor de muitos jornalistas. O assessor escreve um press-release sobre alguma informação de assunto público, que caiba nos jornais. Embora muita gente associe o release a produtos, há muita coisa legal que acontece nas empresas que vale mesmo a pena ser noticiado. Por exemplo, se a Peixaria têm um programa de controle marinho que no seu primeiro ano além de aumentar a população de peixes também trouxe de volta à costa uma po
pulação de golfinhos, isso merece ser divulgado! E a principal arma do assessor nessa divulgação é o release.

Jornalistas trabalham com informação, e um release em tese contém uma informação relevante, portanto receber release é bom para o jornalista, certo? E é aí que mora o perigo. É função do assessor de imprensa medir o que é relevante ou não. Mas por várias questões (que o Peixe Fresco abordará com o tempo), muitas vezes o jornalista recebe muita coisa que não é realmente publicável (como uma revista de economia receber sobre o lançamento de mais um revolucionário modelo de anzol). Juntando todas as empresas de uma cidade, o jornalista se afoga em um mar de informações inúteis.

Há ainda um terceiro trabalho importante da assessoria que envolve os dois acima, mas que tem características específicas: gerenciamento de crise. Um navio de turismo da companhia atendida naufragou. A companhia deve esclarecimentos à população, como atender a grande demanda que surgirá da imprensa e controlar para que a sua imagem não saia manchada da situação? E é nesse momento que se faz necessária a agilidade do assessor para escrever releases, organizar coletivas, agendar entrevistas, obter a lista de vítimas, locais para onde foram levadas, tudo. Um post específico sobre o assunto virá mais para a frente.

Por essas e outras o trabalho de assessor de imprensa deve ser realizado com muito cuidado, para não comprometer a imagem do cliente, e da própria empresa de assessoria.

Ao público não-jornalista, ficou um pouco mais claro o que faz um assessor?

É aí que eu paro e penso na pergunta do título.

Tradicionalmente, o assessor de imprensa era o responsável por fazer a ponte entre a empresa e os jornais. Antigamente o o press-release, múmia viva até hoje, era a principal e quase única fonte oficial de informações. A mensagem para o público em geral ficava a cargo da publicidade e do marketing.
Até que duas coisas importantes aconteceram:

1: Não é mais tão fácil separar quem é mídia e quem é público. Todo mundo hoje é mídia.

2: As fontes de informação são inúmeras. Um produtor de informação pode pegar seu conteúdo de releases, sites, mecanismos de buscas, blogs, fontes, e assim por diante.
Ótimo! Assessores de Imprensa não são mais necessários! Podemos queimá-los todos em uma fogueira com os livros e sutiãs!

Complicado. Em primeiro lugar, terminologia. Assessor de comunicação talvez fosse mais adequado, ou simplificar para relações públicas, ou até mesmo executivo de comunicação social, por que não? “Especialista em mídias sociais”, como tem aparecido por aí, soa um tanto pedante. E nem é cargo.

Um “executivo de comunicação social” seria o responsável pela comunicação da empresa em diversas mídias, tradicionais ou não,  por administrar e gerenciar diversos canais de comunicação, tendo como subordinados funcionários específicos para cada canal, dependendo do tamanho da empresa.

E por que eu contrataria uma assessoria para fazer isso?

Tenho um estagiário aqui que manja tudo de orkut…
  • Porque esses profissionais sabem as formas certas de lidar com a mídia tradicional;
  • Têm experiências (boas e ruins) no trato com o público nas mídias sociais, e podem prever melhor as reações;
  • Estão acostumados a pensar no que o público-alvo se interessaria, de que forma escrever, gravar, editar;
  • Têm uma rede de contatos para ajudar um projeto nos difíceis primeiros passos;
  • Conhecem bem as crises passadas nas mídias tradicionais e novas, e têm uns truques na manga para evitá-las, ou ao menos lidar com elas caso aconteçam.

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

CONTINUA A PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DA PÁTRIA
CICLISMO MOVIMENTOU A TARDE DESTA QUINTA-FEIRA 05/09


AINDA EM COMEMORAÇÃO A SEMANA DA PÁTRIA A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO EM PARCERIA COM A SECRETARIA DE CULTURA, REALIZARAM UMA CORRIDA DE BICICLETA. NA PRAÇA DA ALVORADA OS CICLISTAS TIVERAM A SUA DISPOSIÇÃO UM CAMINHÃO E UM ÔNIBUS QUE FORAM USADOS PARA CONDUZIR OS ATLETAS E SUAS BICICLETAS ATÉ O LOCAL DA LARGADA NA TRAVESSA SÃO BENEDITO, QUE FICA LOCALIZADA AS MARGENS DA RODOVIA DA LARANJA, A QUATRO QUILÔMETROS DA SEDE DO MUNICÍPIO.

OS CICLISTAS FORAM RÁPIDOS E FIZERAM O PERCUSSO EM MENOS DE VINTE MINUTOS, A CHEGADA FOI EM FRENTE A UM DOS POSTOS DE GASOLINA DA CIDADE, ONDE ACONTECEU A PREMIAÇÃO E A DISTRIBUIÇÃO DE LANCHES PARA OS PARTICIPANTES DA PROVA.

COLOCAÇÃO:
CATEGORIA MASCULINA

1º COLOCADO
JEAN FERREIRA DOS SANTOS

2º COLOCADO:
FABRÍCIO SOUZA SILVA

3º COLOCADO
ANTONIO JOELSON

4º COLOCADO
FRANK WILLIAN

5º COLOCADO
FRANCISCO JERFERSON E NA CATEGORIA FEMININA A VENCEDORA FOI A JOVEM MARÍLIA.

ALÉM DE PLACAS, OS PRIMEIROS COLOCADOS DA PROVA AINDA GANHARAM CELULARES.

REPORTAGEM E FOTOS:
ARNALDO LEÃO.

CONFIRA FOTOS DA CORRIDA: