sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

AÇAÍ DELICIA QUE ALIMENTA E FORTIFICA

FRUTA MARTE
Açaí produzido no Pará terá selo de qualidade





Certificação será garantia de que o produto passou por branqueamento

Um selo de qualidade para o açaí pode tornar mais seguro o consumo da fruta no Pará. A medida, que deve ser adotada em breve, foi anunciada ontem pelo titular da Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri), Hildegardo Nunes, durante a aula inaugural do curso de capacitação de batedores artesanais de açaí em boas práticas e operação do branqueador. O selo nos pontos de venda vai atestar que o produto passa pelo processo de branqueamento, eliminando o risco de contaminação pela Doença de Chagas. Ainda não há data prevista para que o selo comece a ser utilizado.

"O selo ainda vai depender de uma reunião do GT (Grupo de Trabalho) do Programa Estadual de Qualidade do Açaí, mas vai ser uma boa forma de identificar que o produto passou pelo tratamento correto", afirmou o secretário Hildegardo Nunes. De acordo com ele, a medida vai ajudar o consumidor a identificar os locais onde o produto que é processado seguindo as normas de higiene da Vigilância Sanitária, o que pode levar também a uma mudança importante. "Quando o consumidor começa a escolher o produto certificado, o próprio mercado vai se encarregar de excluir quem não se adequar".

As aulas práticas para os batedores de açaí começam a partir de 4 de março, na Sagri. O curso de boas práticas de manipulação terá duração de apenas oito horas e turmas com até 30 participantes. Técnicos das secretarias municipal e estadual de Saúde vão ministrar as aulas. Inicialmente o curso será disponibilizado apenas para batedores da Grande Belém, mas a Sagri pretende estender as aulas para o interior. De acordo com a Associação dos Vendedores Artesanais de Açaí de Belém (Avabel), dos 2.700 batedores cadastrados, 2 mil já teriam manifestado interesse em passar pela capacitação. "Atualmente, uns 90 batedores de Belém fazem o branqueamento. Muitos já ouviram falar no processo, mas desconhecem como se faz. Por isso, o interesse é grande", afirmou o presidente da Avabel, Carlos Noronha.

As aulas ministradas na Sagri vão ensinar a técnica do branqueamento do açaí aos batedores artesanais. O processo tem sete etapas. A primeira é o chamado peneiramento, onde é retirada a sujeira dos frutos, que depois passam por três lavagens: a primeira apenas com água, a segunda com cloro e a terceira para retirar o excesso de cloro. Só então o produto passa pelo branqueador com água aquecida a 80° por 10 segundos. Em seguida vai para o quarto tanque, de água fria. É com o choque térmico que são eliminados os micro-organismos do fruto, que segue para o despolpamento, última etapa do processo.

POR ARNALDO LEÃO!

FONTE: INTERNET





Nenhum comentário:

Postar um comentário