sexta-feira, 1 de março de 2013

Theatro da Paz Homenageia Almir Gabriel

Concerto no Theatro da Paz homenageia Almir Gabriel



Evento marcou início de homenagens aos 100 anos dos músicos Verdi e Wagner

Toda gratidão dos músicos e do público que acompanha as apresentações da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP) foi externada ontem à noite, no Da Paz, ao ex-governador Almir Gabriel, que faleceu no dia último dia 19 e foi o fundador da OSTP, em 1996. Na abertura do concerto em homenagem ao ex-governador, marcando o começo da temporada 2013 da orquestra, a OSTP executou o adagietto da "Sinfonia nº 5", de Gustav Mahler, uma composição triste, dolente, como destacou o diretor artístico do Festival de Ópera, Gilberto Chaves, que anunciou a iniciativa dos músicos e equipe de apoio. A execução dessa peça clássica foi seguida de um minuto de silêncio dos componentes da orquestra e da plateia, incluindo familiares e amigos de Almir Gabriel.

O concerto marcou o começo das homenagens ao bicentenário de nascimento dos compositores de ópera, o alemão Richard Wagner e o italiano Giuseppe Verdi, nascidos em 1803, por meio de eventos variados, como no Festival de Ópera, em agosto e setembro. O público ouviu a OSTP tocar a abertura da ópera "L´Italiana in Algeri", de Rossini, a abertura da ópera "A Força do Destino", de Verdi, a abertura da ópera "Tannhaüser", de Wagner, e a abertura da opereta "Die Fledermaus Unter Donner und Blitz", de Strauss.

Para o maestro Miguel Campos Neto, a homenagem ao ex-governador Almir Gabriel se deu pela "importância pivotal com a criação da OSTP em 1996 e no apoio à música clássica no Pará". Miguel destacou que o programa do concerto de ontem reuniu a composição de Mahler, escolhida para a homenagem ao ex-governador, e músicas mais alegres de compositores variados, em particular as de Verdi e Wagner, ambos em destaque no mundo inteiro este ano. "Uma noite especial em homenagem ao ex-governador Almir Gabriel e a abertura da temporada 2013 da OSTP, que em março terá apresentação de música russa e em abril com música paraense de ontem e hoje", afirmou Gilberto Chaves.

"Eu sou musicista, toco percussão e vim aprender aqui, no concerto", declarou Lorena Brabo, na plateia do Theatro da Paz. "O Almir foi um governador que marcou, fez muito pela nossa terra, eu considero justa a homenagem", assinalou Marília Chaves, ladeada por Lilia Chaves e Marialva Araújo, antes do concerto de ontem. A professora Glória Caputo, ex-superintendente da Fundação Carlos Gomes, também prestigiou a exibição da OSTP.

Por Arnaldo Leão!

Fonte: Internet


Nenhum comentário:

Postar um comentário