domingo, 14 de julho de 2013

APARELHOS DE CELULAR ATRAI ASSALTANTES!!!

Cada vez mais utilizado, celular é alvo de ladrões
TROCA POR DROGAS E ABASTECIMENTO DO MERCADO NEGRO TRANSFORMAM APARELHOS EM OBJETOS PRECIOSOS PARA ASSALTANTES.

A AMPLA POSSIBILIDADE DE "NEGOCIAÇÃO" DE APARELHOS DE TELEFONE CELULAR E SMARTPHONES NO MUNDO DO CRIME FAZ ESSES EQUIPAMENTOS SEREM CADA VEZ MAIS COBIÇADOS PELOS LADRÕES. TROCA POR ENTORPECENTES, NOVA HABILITAÇÃO E REVENDA SÃO ALGUMAS DAS OPÇÕES DOS CRIMINOSOS. A SITUAÇÃO FICA AINDA MAIS FAVORÁVEL AO LADRÃO QUANDO SE CONSTATA QUE, NA MAIORIA DAS VEZES, A VÍTIMA ESTÁ DISTRAÍDA FALANDO AO TELEFONE QUANDO É ABORDADA.
Em eventuais assaltos, polícia orienta usuários a não reagirem; "celular é um objeto, e objeto a gente adquire um novo", frisa PM
Descrição: http://www.oliberalnet.com.br/App_Root/images/iconFotografonoticia.jpg
Arquivo / O Liberal
celular

O DELEGADO ROBSON GONÇALVES DE OLIVEIRA, TITULAR DO 4º DISTRITO POLICIAL DE AMERICANA, ENTENDE QUE O CELULAR É UM APARELHO SEDUTOR PARA O CRIMINOSO. "PORQUE É POSSÍVEL TROCÁ-LO POR ENTORPECENTE OU MESMO HABILITÁ-LO E VENDÊ-LO NO MERCADO PARALELO", DISSE. 


DIARIAMENTE, AS DELEGACIAS REGISTRAM CASOS DE FURTO E ROUBO DESSES EQUIPAMENTOS. APESAR DISSO, A SSP (SECRETARIA ESTADUAL DE SEGURANÇA PÚBLICA) NÃO DISPÕE DE NÚMEROS RELATIVOS ESPECIFICAMENTE AOS ROUBOS DE CELULARES E SMARTPHONES. ESSES CASOS CONSTAM NAS ESTATÍSTICAS GERAIS DIVULGADAS MENSALMENTE PELA PASTA.

"ANTES DE TUDO, A PESSOA DEVE SE MANTER SEMPRE ATENTA. O CELULAR É UM OBJETO QUE TENDE A TIRAR A ATENÇÃO DA PESSOA. A PESSOA TRANSITA PELA RUA FAZENDO LIGAÇÕES, OUVINDO MÚSICA, E O LADRÃO ESTÁ SEMPRE ATENTO À POSTURA DA VÍTIMA. ENTÃO, TODA VEZ QUE O CRIMINOSO PERCEBE QUE A PESSOA ESTÁ DESATENTA, ELE VAI ATUAR COM MAIS FACILIDADE", EXPLICA O CAPITÃO SÍLVIO ARAÚJO, DO 48º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR, SEDIADO EM SUMARÉ.

O POLICIAL EXPLICA QUE A PESSOA DEVE EVITAR MOSTRAR O TIPO DE APARELHO QUE POSSUI. "ALÉM DISSO, O CIDADÃO DEVE ANDAR SEMPRE COM O APARELHO NO BOLSO DA FRENTE, MAS PRINCIPALMENTE MANTER-SE ATENTO E EVITAR O USO DO EQUIPAMENTO TRANSITANDO PELAS RUAS. SE PRECISAR FAZER USO DO TELEFONE, DÁ UMA PARADINHA E FIQUE ATENTE (ÀS PESSOAS EM VOLTA)", ORIENTA.

DE ACORDO COM O POLICIAL, O LADRÃO DE CELULAR NÃO TEM UM PÚBLICO ESPECÍFICO. "NÃO IMPORTA SE É IDOSO OU SE É UMA PESSOA MAIS NOVA. DESDE QUE A PESSOA ESTEJA DESATENTA, SE TORNARÁ UM ALVO FÁCIL PARA O CRIMINOSO", DIZ.

DE ACORDO COM O CAPITÃO SÍLVIO, OS ROUBOS DE CELULAR NÃO OCORREM EM UM LOCAL ESPECÍFICO. NESSES CASOS, O MARGINAL AGE, PRINCIPALMENTE, EM LOCAIS COM GRANDE FLUXO DE PESSOAS E NAS CALÇADAS, JUSTAMENTE POR CONTA DA DESATENÇÃO DO CIDADÃO.

O POLICIAL, NO ENTANTO, ALERTA A POPULAÇÃO PARA NUNCA REAGIR A UM ASSALTO: "CELULAR É UM OBJETO, E OBJETO A GENTE ADQUIRE UM NOVO E REAGIR NUNCA. A GENTE NÃO SABE SE O CRIMINOSO ESTÁ ARMADO OU ACOMPANHADO", AFIRMA.

ROUBO TERMINOU COM ADOLESCENTE BALEADO EM 2011
A COBIÇA DE LADRÕES POR TELEFONES CELULARES JÁ TERMINOU COM UM ADOLESCENTE BALEADO NA CABEÇA, EM HORTOLÂNDIA. NO COMEÇO DE MAIO DE 2011, UM ADOLESCENTE DE 16 ANOS LEVOU UM TIRO DE RASPÃO NA CABEÇA AO SE RECUSAR A ENTREGAR UM TELEFONE CELULAR PARA DOIS LADRÕES QUE O ABORDARAM NO BAIRRO BOA ESPERANÇA. O MENOR FOI SOCORRIDO E ENCAMINHADO PARA O HOSPITAL MÁRIO COVAS, ONDE SE RECUPEROU DO DISPARO.

EM MAIO DO ANO PASSADO, UM ADOLESCENTE DE 12 ANOS FOI BALEADO NA PERNA DIREITA AO FUGIR DE ASSALTANTES, TAMBÉM EM HORTOLÂNDIA. O ATAQUE ACONTECEU NO BAIRRO SANTA RITA. O MENINO VOLTAVA DA ESCOLA, QUANDO FOI ABORDADO POR TRÊS HOMENS, UM DELES ARMADO.

OS LADRÕES ANUNCIARAM QUE IRIAM LEVAR O SEU CELULAR, TÊNIS, RELÓGIO E BONÉ. O GAROTO SAIU CORRENDO E FOI ATINGIDO. OS LADRÕES DESISTIRAM DA AÇÃO E FUGIRAM. SEM RISCO DE MORTE, O ADOLESCENTE FOI SOCORRIDO NO HOSPITAL MUNICIPAL MÁRIO COVAS.

NO FINAL DE MAIO DESTE ANO, UMA ESTUDANTE DE 16 ANOS FOI ASSALTADA DENTRO DE UMA ESCOLA ESTADUAL NO JARDIM EUROPA, EM SANTA BÁRBARA D'OESTE. A MENINA DISSE QUE ENTROU NO ESTABELECIMENTO DE ENSINO E, QUANDO FOI AO PÁTIO, POR VOLTA DAS 19H20, FOI ABORDADA POR UM HOMEM QUE LHE APONTOU UMA ARMA.

ELE MANDOU QUE ELA FICASSE QUIETA, TOMOU SEU TELEFONE E SAIU CORRENDO. A ESTUDANTE DISSE QUE NÃO HAVIA NINGUÉM NO PÁTIO PORQUE A AULA JÁ HAVIA COMEÇADO.


Nenhum comentário:

Postar um comentário