terça-feira, 24 de junho de 2014

GÍRIO DE NOTÍCIAS!!!

Hoje é dia de reverenciar São João


Hoje é dia de reverenciar São João (Foto: Reprodução)
Santo Antônio, São Pedro e São João são lembrados em programação que une arte, religião e cultura popular. (Foto: Reprodução)

Hoje é dia de São João, dia de tomar banho de cheiro, de pular fogueira, mas também de lembrar que há um lado sagrado nesta festa com cheiro de profana. Por isso, o Museu de Arte Sacra (MAS) realiza hoje, às 19h, na Igreja de Santo Alexandre, uma festa para celebrar os três santos da quadra junina, batizada de “São João Disse, São Pedro Confirmou Que o Museu Faria Festa Porque Santo Antônio Mandou”. O evento terá comidas típicas, banho de cheiro, apresentação do Coral da Fundação Carlos Gomes e do Boi Veludinho. 

“Nosso objetivo é participar ativamente dos eventos comemorativos a santos que mexem não só com o imaginário popular e com a religiosidade, mas com a cultura. Queremos estar inseridos nos festejos em volta desses santos”, destaca o diretor do MAS, padre Ronaldo Menezes.

Na ocasião, as imagens dos três santos serão conduzidas até a nave da igreja para que os convidados possam apreciar mais de perto as peças, que fazem parte do acervo do Museu, seguida de uma benção dada pelo padre. Haverá ainda execução de peças da obra “Paixão Segundo São João”, do compositor alemão Johann Sebastian Bach, considerada uma obra-prima do barroco, escrita em meados de 1724.

Trata-se de um oratório sacro, cujo título já demonstra a intenção da obra: a representação dramática dos principais eventos da Semana Santa cristã, através dos relatos do Evangelho de São João. A apresentação será conduzida pelo Coral da Fundação Carlos Gomes.

“São João é o precursor de Jesus. O seu nascimento marca uma nova etapa na história da salvação e está envolvido numa série de eventos que se tornaram populares, como o banho de cheiro, cujo respaldo histórico e bíblico está no fato do anúncio do nascimento ter sido feito no altar dos perfumes no templo de Jerusalém”, explica o padre, sobre a importância do santo que teria nascido num dia 24 de junho.
Outro que merece vivas é o santo casamenteiro celebrado no dia 13 de junho. “Santo Antônio é o grande pregador medieval, cujas histórias são comuns e populares no meio do povo”, destaca o diretor do MAS. “Já São Pedro, celebrado no dia 29 de junho, é o chefe do colégio apostólico”, acrescenta o padre. 

Na entrada do encontro, os presentes vão receber marcadores de texto com a imagem dos santos homenageados especialmente preparados para a ocasião. No hall da igreja haverá venda de comidas típicas da época junina, como tacacá, vatapá e bolo de macaxeira. E, ao final, do lado de fora, a festa encerra com a apresentação contagiante do Boi Veludinho, um dos mais tradicionais de São Caetano de Odivelas.

 

Confira quem entra em campo hoje pela Copa

(Foto: Reprodução)
Depois da classificação, nessa segunda-feira (23),  do Brasil, México, da Holanda e do Chile, o torcedor terá hoje mais quatro jogos. As partidas do mesmo grupo ocorrem no mesmo horário.

Às 13h (horário de Brasília), a surpresa do torneio até o momento, a Costa Rica, enfrenta a já eliminada seleção da Inglaterra, em Belo Horizonte. Classificado, o time da América Central precisa apenas de um empate para garantir o primeiro lugar do grupo D. No outro jogo, Itália e Uruguai vão disputar a segunda vaga, também às 13h, na Arena das Dunas, em Natal.

Os uruguaios depositam muita esperança no futebol de Suárez, autor dos dois gols contra a Inglaterra, para avançar. Os italianos, por sua vez, precisam se recuperar após a derrota para a Costa Rica e, para isso, esperam um bom jogo do atacante Balotelli. Os dois times têm três pontos, mas a Itália fica com a vaga com apenas um empate, por levar vantagem no saldo de gols.

Pelo grupo C, a Colômbia, já classificada, joga contra o Japão, em Cuiabá, às 17h (horário de Brasília). Um empate dá aos colombianos o primeiro lugar do grupo. Os japoneses têm uma conta mais complicada a fazer. Eles precisam vencer e torcer para que a Costa do Marfim não ganhe da Grécia no outro jogo do grupo, também às 17h, no Castelão, em Fortaleza. Em caso de empate entre africanos e gregos, o saldo de gols será o critério de desempate. Caso a Grécia saia vencedora e o Japão também, o saldo de gols novamente será determinante para definir quem se classifica entre os dois times.

Se a Costa do Marfim quiser descomplicar o grupo, basta vencer seu jogo e garantirá a segunda vaga. Em caso de derrota ou empate, fica dependendo do resultado entre Colômbia e Japão. Uma vitória da Colômbia classifica os marfinenses, caso não percam seu jogo.

Marfinenses apostam novamente em Drogba, que tem entrado no decorrer das partidas, para passar de fase. Os gregos ainda não marcaram gols na competição e se quiserem classificar terão que melhorar muito seu desempenho contra os africanos, principalmente porque têm o pior saldo de gols entre os quatro times do grupo.
(Agência Brasil)

Porto do Camará continua fechado em Salvaterra


Porto do Camará continua fechado em Salvaterra (Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)
Chega ao quarto dia o bloqueio do Porto da Foz do Rio de Camará, em Soure, no arquipélago do Marajó, que tem impedido a chegada e saída de balsas naquela região. Contudo, ficou somente para amanhã, 25, a reunião entre a Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos (Arcon), Ministério Público do Estado, operadores do sistema e usuários; que poderá dar a solução para o problema. 

A interrupção é um protesto contra o aumento de 18% nas tarifas para os veículos que fazem a travessia Icoaraci/Camará. Ontem, o Movimento Acorda Marajó, que organiza o ato público, permitiu a saída apenas de uma embarcação para transportar doentes e idosos que precisavam de atendimento médico em Belém.

Desde que o bloqueio começou, no último sábado, 21, um grupo ligado ao Movimento Acorda Marajó permanece acampado no porto. Eles utilizaram caminhões e carros particulares para obstruir o acesso ao portão. Para a coordenadora do movimento, Marcia Silvana, o reajuste de 18% é considerado abusivo e está acima da realidade dos moradores da região do Marajó, cuja maioria apresenta uma renda baixa.
Ontem, eles fizeram uma assembleia para avaliar o movimento e decidiram que a manifestação deve continuar até que as negociações para a redução dos valores da tarifa seja negociada. “Já pagamos um preço muito caro com todo descaso que as autoridades têm com a nossa região”, reclama Márcia.

De acordo com as lideranças do movimento, 97% do abastecimento do comércio na região é feito por caminhões. Com a tarifa da travessia mais cara, aumentou também o frete e, consequentemente, os consumidores começaram a sofrer os prejuízos no bolso, pagando por uma alimentação mais cara.

A direção do movimento ainda não confirmou se vai participar ou não da reunião que foi agendada para amanhã, para discutir o problema.
O promotor de Justiça Nelson Medrado, que deve participar da reunião, já tinha alertado, no mês passado, sobre a situação do Porto e da travessia Belém – Soure (via porto de Icoaraci e Camará), chegando a pedir melhorias nas embarcações, no cais flutuante e também na estrutura do prédio do porto – que pertence ao Estado, mas está cedido às empresas que fazem o transporte de passageiros e carros.
Segundo informações repassadas pelo radialista Dário Pedrosa, que atua no Marajó, uma das empresas responsáveis pela operacionalização das balsas que fazem a travessia – a Henvil Transporte – não pretende reduzir o valor as passagens, uma vez que isso já foi autorizado pelo governador do Estado.

Por conta do bloqueio, a população local já começa a sentir o desabastecimento da região.
(Diário do Pará)
 

Prazo para confirmação de informações encerra hoje


Prazo para confirmação de informações encerra hoje (Foto: )
Termina hoje (24) o prazo para que os estudantes pré-selecionados na primeira chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) confirmem as informações prestadas na inscrição nas instituições de ensino. A lista dos pré-selecionados está disponível na página do ProUni. Caso perca o prazo, o estudante é automaticamente retirado do processo.

Na página do ProUni, está disponível uma lista com a documentação necessária. Entre os itens solicitados, estão documento de identificação e comprovantes de residência, de rendimento e de conclusão do ensino médio. Ao entregar a documentação, o candidato receberá o protocolo de recebimento de documentação do ProUni.
Algumas instituições submetem os candidatos pré-selecionados a um processo seletivo próprio, que pode ser diferente do vestibular. Os estudantes podem verificar se a instituição vai aplicar esse processo seletivo no momento da inscrição. Pelas regras do programa, não poderá ser cobrada nenhuma taxa.

O ProUni oferece bolsas de estudo integrais e parciais (50% da mensalidade) em instituições particulares de educação superior que tenham cursos de graduação e sequenciais de formação específica. O resultado da segunda chamada sai no dia 4 de julho e a comprovação de informações tem de ser feita de 4 a 11 do próximo mês. Nos dias 21 e 22, os candidatos poderão aderir à lista de espera e, nos dias 29 e 30, terão de comprovar as informações.

(Agência Brasil)





Bruna Marquezine elogia Neymar após o jogo


Bruna Marquezine elogia Neymar após o jogo (Foto: )
Neymar fez dois gols pelo Brasil na vitória de 4X1 da seleção em cima de Camarões e acabou se tornando o artilheiro da Copa do Mundo.
Namorada do craque, Bruna Marquezine encheu o atacante de elogios em seu Instagram ao final da partida realizada no estádio Mané Garrincha, em Brasília. 

'Meu amor, parabéns! Que jogo lindo! Obrigada Senhor! #2gols #artilheirodacopaaaaaaa #jogamuito #aGloriaétodadeDeus #Meuorgulho. Te amo', escreveu.
A atriz postou uma foto do craque em campo feita pela TV. Bruna não comentou onde assistiu ao jogo que classificou a Seleção Brasileira para as oitavas-de-final do Mundial. 
(DOL)



Nenhum comentário:

Postar um comentário