sábado, 29 de novembro de 2014

GOVERNADOR SIMÃO JATENE PARTICIPOU DA II MOSTRA INTERNACIONAL DA SEMANA DO BEBÊ!!!





Amigas e amigos,


Foi realizada nos últimos dias em Belém a II Mostra Internacional da Semana do Bebê, promovida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e que neste ano ocorreu paralelamente às semanas estadual e municipal do Bebê. Na abertura do evento, que contou com representantes de diversas cidades brasileiras além de países como Portugal e Argentina, recebemos ainda a ministra interina da saúde, Ana Paula Soter e o representante do Unicef no Brasil, Gary Stahl.

Na cerimônia de abertura, na qual o Hino do Pará foi executado por alunos de percussão e do coral do Pro Paz - Por Uma Cultura de Paz, o Governo do Pará formalizou com diversas entidades um conjunto de parcerias para a erradicação do trabalho infantil no Estado. O Tribunal de Justiça do Estado e o UNICEF também assinaram um termo de cooperação para a promoção da Justiça voltada às crianças e adolescentes.

A escolha de Belém para sediar a Mostra Internacional é um fato a ser celebrado. Afinal, nosso maior desafio enquanto país é sermos capazes não só de compreender a nossa diversidade mas, particularmente, utilizar essa diversidade para reduzir as nossas desigualdades. Assim, a realização de um encontro internacional deste porte aqui em Belém, à semelhança do que ocorreu também esse mês com o encontro do Comitê Permanente da America Latina para a Prevenção do Crime (Coplad), da Organisation des Nations Unies (ONU), é um bom momento para enfatizar que o Pará e a Amazônia tem desafios que são semelhantes aos desafios brasileiros, mas possui especificidades e particularidades que exigem atenção especial.

Amigas e amigos,

Para alegria de todos, na abertura do evento foi anunciado que os bancos de leite da Fscmpa - Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará e dos hospitais de Marabá e Bragança receberam "Selo Ouro" da Fiocruz. Em nossa manifestação, além dos agradecimentos, registrei uma questão que particularmente nos preocupa, que é a gravidez na adolescência, lembrando que se é verdade que o lugar de criança é na escola, antes disso, deve ser no coração da gente, e isso deve ocorrer desde a decisão de engravidar.

Acredito que crianças geradas a partir de uma escolha, esperadas com cuidado e carinho, bem-vindas, tem muito mais chance de se transformarem em adultos mais abertos a viver em coletividade e artífices de um mundo melhor.

A chamada modernidade nos trouxe muitas coisas boas, inegavelmente, mas também nos tem colocado diante de supostas "facilidades" que são verdadeiras armadilhas, como o espantoso crescimento da cesariana transformado o mais natural e fantástico ato, o "parir", em procedimento médico cirúrgicos.

Amigas e amigos,

Ao compartilhar com vocês nossa alegria em receber um evento deste porte em nosso Estado, quero do fundo do meu coração, não apenas como governador, mas como mais um dos bilhões de seres que são, na verdade, apenas “bicho-homem”, agradecer a todos que contribuíram para o evento. Lembrando que temos sim o que comemorar, mas sem deixar de reconhecer que temos enormes desafios pela frente. E eles só serão realmente enfrentados quando entendermos que todas as semanas dos meses, todos os meses do ano e todos os anos de nossas vidas devem ser semanas, meses e anos do Bebê.







Nenhum comentário:

Postar um comentário