sábado, 29 de novembro de 2014

NOTÍCIAS DO ESTADO!!!


Amigas e amigos,
Nesta quinta-feira, 27, estive em dois municípios, participando de ações do governo que certamente levaremos por algum tempo em nossa memória, pela humildade, carinho e espontaneidade das palavras e gestos, que tornaram a cerimônia momento que a gente gosta de relembrar.

Na primeira delas, observamos mais uma clara evidência do quanto é possível transformar a sociedade em que vivemos quando, para isto, nos determinamos enquanto indivíduo, mas, sobretudo coletivamente.

No chão de terra batida e com a sombra de uma mangueira para amenizar o calor do sol forte, na comunidade quilombola de Muruteuazinho, em Santa Luzia do Pará, foi entregue o título coletivo de terra para remanescentes de quilombos, valorizando uma das nossas raízes e garantindo um olhar do estado para aqueles que durante tanto tempo ficaram à margem da sociedade que contribuíram para construir.

Com mais esta entrega, já estamos perto de 130 comunidades quilombolas beneficiadas com este tipo de titulação, e com isso, silenciosamente, o Pará é o Estado com maior número de titulação de terras quilombolas no país.

Os números são importantes, mas o que vale mesmo é a certeza que mais uma comunidade passa a ter. Com a titulação coletiva, a comunidade preserva juridicamente suas raízes e tem mais segurança para produzir e reproduzir para as próximas gerações sua tradição, sua cultura, sua história e origem, se reencontrando cotidianamente com seu passado na construção do futuro.

Após Santa Luzia, estivemos no município de Bonito, para a inauguração de mais uma Unidade Integrada Pro Paz (UIPP). Já chegam a mais de 30 entregues, as quais se somam mais 42 em construção em todas as regiões do Estado.

O espaço fala por si só e representa um ambiente mais confortável para receber a população em momentos muitas vezes marcados pela dor e pelo trauma. Porém, como fizemos questão de destacar, são as pessoas, especialmente os servidores, que vão dar vida ao prédio e, mais que conforto, garantir que as pessoas sejam bem atendidas,

Afinal, cada cidadão, é também dono de qualquer espaço público e o responsável pelo pagamento de todos nós servidores, inclusive dos que ali irão desempenhar as funções que escolheram para exercerem em suas vidas. Como sempre ressaltamos, mais que uma escolha de profissão, ser servidor público deve ser uma escolha de vida, e melhorar a qualidade dos serviços públicos um dos nossos grandes desafios, até como forma de reduzir as desigualdades, uma vez que são os menos favorecidos que mais dependem de serviços públicos.

As UIPPs reúnem ações de diversos órgãos (entre eles as polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Centro de Perícias Científicas Renato Chaves), além das áreas que trabalham as políticas sociais do governo, como o Programa Pro Paz.

Finalmente, tive a oportunidade de ver também a bonita agência do Banco do Estado, o Banpará, que está quase pronta pra ser entregue à população, e espero voltar a Bonito e ver os prédios bem cuidados e as pessoas bem atendidas, o que, certamente, só será possível com a participação de todos, servidores e usuários.

FONTE:
FACE DO GOVERNADOR SIMÃO JATENE!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário