sábado, 21 de fevereiro de 2015

NOTÍCIAS!!!

OAB investigará nova morte em presídio

 

 

Após a morte de um detento ser filmada nas dependências do Centro de Recuperação Penitenciário do Pará III, a Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Pará (OAB-PA) garantiu ao DOL, na tarde desta sexta-feira (20), que irá apurar rigorosamente o caso.

De acordo com Ivanilda Pontes, Ouvidora Geral da OAB/PA e membro da Comissão Nacional Carcerária Nacional, o caso já é de conhecimento da OAB. “Nós já tomamos conhecimento desse novo caso. Assisti ao vídeo e as imagens são chocantes. Os internos passam por cima do cadárver, como se fosse um bicho. Na próxima semana estarei reunida com a comissão nacional e vou mostrar a situação para eles”, diz.

Ela diz que Josias Roberto dos Santos Cordeiro, de 19 anos, não foi o único a cometer o crime. “Na cadeia é assim, eles escolhem um para ser incriminado, mas no vídeo é possível ver a participação de todos os quatro internos”.  

A Ouvidora Geral da OAB/PA detalha que o Estado pode ser responsabilizado pelo crime. “A família do detento morto poderá procurar a OAB, para responsabilizar o Estado e o Sistema Penal pelo crime. Como pode o preso estar ali para cumprir uma pena e morrer?”.  Ela garante que a OAB vai pedir uma apuração detalhada para verificar as circunstâncias do crime.

Questionada sobre morte do interno Dirceu Pimentel Brasil, de 33 anos, em março de 2014, no Presídio Estadual Metropolitano I (PEM I), de Marituba, que também foi filmada, ela garante que a OAB acompanhou o caso. “Nós pedimos para tirar o caso da delegacia de Marituba e levar para a Delegacia de Homicídios em Belém, pois achamos que lá as coisas não estavam correndo como deveriam. Se nós não tivéssemos acompanhando, o resultado não teria sido positivo. Aquela situação também foi apurada e os autores do crime foram identificados”, garante Ivanilda. 

(DOL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário