Festival Internacional de Cinema exibe filmes de graça em Curitiba
Mais de 60 filmes estão na programação do evento.
12ª edição do festival começa nesta quinta (6) e segue até domingo (9).
A 12ª edição do "Curta 8 – Festival Internacional de Cinema Super 8 de Curitiba" começou nesta quinta-feira (6) e segue até domingo (9). Mais de 60 filmes, de dez países, estão na programação do evento, que é gratuito.
O festival ocorre no Teatro da Caixa Cultural, na Rua Conselheiro Laurindo, nº 280, no Centro.
Os ingressos devem ser retirados na bilheteria do teatro até uma hora antes da primeira sessão. O espaço tem lotação máxima de 125 lugares, sendo dois para cadeirantes.
Transexual eleita vereadora diz que foi chamada de 'veado' por ex-aliado
Jordana recebeu mais de 500 votos em Pimenta (RO) e foi a 5ª mais votada.
Ao G1, ela diz que trocou de partido após preconceito nas eleições.
Apesar da vitória, considerada fácil pela própria eleita, nem tudo foi flores na caminhada da candidata a Câmara Municipal, tendo em vista que ela teve que enfrentar ataques preconceituosos antes e durante a campanha. Um dos ataques veio de um dos aliados políticos, que ela prefere não identificar.
"Quando estava próximo de começar a campanha, um vereador de meu antigo partido me chamou de ‘veado’. Ao saber da atitude dele troquei de partido, pois para mim ‘veado’ é um animal que vive no mato e não uma pessoal homossexual, como ele estava se referindo de maneira pejorativa. Outro ataque que sofri aconteceu na campanha, quando um empresário da cidade fez montagens preconceituosas com minha foto e começou compartilhar pelas redes sociais, até que chegou a minha família", conta.
Assim que teve acesso ao material, Jordana foi à delegacia e registrou uma ocorrência contra o empresário. Na época ela escreveu em uma rede social: "Se falar mal de mim vai ter processo sim. Isso não é perder tempo, é exigir respeito. Assim como são meus planos políticos fazer valer o direito de cada cidadão". Ela garante que vai até o fim na Justiça com o caso preconceituoso.
Sobre as causades Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros (LGBT), Jordana diz que não será uma das suas principais bandeiras de defesa como vereadora, pois, segundo ela, apesar do preconceito por alguns seguimentos da sociedade, eles já se auto representam na cidade.
"Hoje a maioria dos homossexuais de Pimenta Bueno tem suas vidas bem resolvidas, através de esforços e méritos próprios. Por isso minha vitória como vereadora mostra que homossexual também é capaz de exercer qualquer cargo, como as demais pessoas", expõe.
A cultura e esporte são as demandas que devem receber uma atenção especial de Jordana durante seu mandato. A vereadora destaca que as duas áreas têm prioridade, pois quando funcionam como se deve, elas fecham as portas para entrada de várias coisas ilícitas que atingem principalmente as crianças e os jovens.
"Pretendo criar projetos e leis e correr atrás de recursos para montar programas que atendam crianças a partir dos três anos com diversas atividades culturais e esportivas, tendo em vista que a cidade já teve grandes desportistas e que nos representou até fora do país. Hoje está tudo parado por falta de incentivo. Por isso vou me dedicar bastante nesta área, porque este é um caminho que promove a inclusão entre as classes sociais e econômicas", aponta.
Missa apresenta aos fiéis o manto do Círio de Nazaré 2016
Artista plástica Aline Folha assina o desenho do manto.
Peça foi apresentada durante missa na Basílica, nesta quinta, 6.
O manto que vestirá a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré no Círio 2016 foi apresentado nesta quinta-feira (6), durante missa presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Correa, na Basílica Santuário.
O Chefe da Igreja da cidade conduziu a celebração que teve participação do Coro do Conservatório Carlos Gomes, regido pela maestrina cubana, Maria Antônia Jiménez.
Ao final da celebração solene, o casal diretor do Círio 2016, Roberto e Daniela Souza, mostraram o manto, que começou a ser preparado em março deste ano. Pela porta principal do Santuário de Nazaré, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora foi conduzida pela nave central até o altar-mor, onde o Arcebispo e seus co-celebrantes lhe aguardavam.
A artista plástica Aline Folha foi quem preparou o desenho da peça, executado pela estilista Marilza Ramos. Para a diretora coordenadora do Círio, Daniela Souza, o manto traz uma mensagem de evangelização e misericórdia para os paraenses. “Quando conversamos sobre o manto deste ano, falei para o Beto que gostaria de convidar a Marilza Ramos para ser a estilista. Ela sempre trabalhou conosco em todos os Círios, desde que entramos na Diretoria. Para a nossa alegria, ela aceitou. Conversamos sobre o desenho, que deveria remeter ao tema do Círio 2016 'Salve Rainha, Mãe de Misericórdia' e convidamos a ilustradora Aline Folha para a concepção. A Aline é uma ilustradora talentosa, com traçado feminino e delicado, que conseguiu criar uma manto jovem, alegre, que passa uma linda mensagem: a misericórdia divina, a doçura de nossa Rainha e o caminho da fé. Foram muitas conversas, pesquisas sobre o tema, visitas à Basílica e consultas ao Padre Assis, Presidente da Diretoria, na época. Ele acompanhou todo o processo criativo, desde o desenho, a escolha de cores e, finalmente a criação do broche, que representa todo o amor da Mãe da Misericórdia.”
História do manto
Existem divergências sobre o fato de a imagem de Nossa Senhora ter sido achada com ou sem manto e não há registros sobre o início da história da confecção e troca das peças. Entretanto, acredita-se que o costume seria antigo, a julgar pelos primeiros cartazes e representações da imagem de Nossa Senhora de Nazaré.
Entre pessoas mais conhecidas pela confecção de mantos, está a irmã Alexandra, que pertencia à Congregação Filhas de Sant'Ana, do Colégio Gentil Bittencourt. Ela confeccionava os mantos anualmente, com material doado por promesseiros. Foi assim até sua morte, em 1973. Depois dela, a missão foi assumida pela ex-aluna da escola e sua ajudante na tarefa de bordar as peças, Esther Paes França, que chegou a confeccionar 19 mantos. A partir daí, vários católicos e estilistas de prestígio já receberam a importante tarefa de produzir o manto usado pela Imagem Peregrina para as procissões do Círio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário