segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

NOTÍCIAS DO PARÁ!!!

Polícia destrói mais de 57 mil pés de maconha durante ação no Pará

Operação foi realizada no município de Cachoeira do Piriá.
Cerca de 80 quilos de droga também foram apreendidos.

Do G1 PA
A Polícia Civil do Pará realizou uma operação para combater o plantio de maconha no interior do estado. De acordo com a polícia, mais de 57 mil pés de maconha foram destruídos e quase 80 quilos da droga, que estava pronta para o consumo, também foram apreendidos.
Segundo a Polícia Civil, esta é a segunda vez que a operação é realizada no Pará. A ação se concentrou no município de Cachoeira do Piriá, no nordeste do Pará.
“Somando as duas fases, eram 232 mil pés de maconha, 81 quilos de maconha seca e 94 mil mudas. Isso tudo ia se proliferar”, explica um policial civil.
A primeira fase da operação foi realizada no município de Nova Esperança do Piriá, na divisa com o estado do Maranhão. Agora os esforços são para identificar os proprietários dos 55 terrenos onde a droga vinha sendo plantada.

Termina greve de professores na Universidade Federal do Pará

Docentes decidiram encerrar paralisação após 35 dias.
Adufpa e reitoria irão elaborar calendário de reposição.

Do G1 PA
Milhares de estudantes concentrados no prédio da reitoria da UFPA (Foto: Rodrigo Moraes)Protesto contra PEC 55 foi marcado por greve e ocupação estudantil na UFPA (Foto: Rodrigo Moraes)
Professores da Universidade Federal do PArá (UFPAencerraram nesta segunda-feira (19) a greve iniciada no dia 14 de novembro. De acordo com o sindicato da categoria, os docentes devem retornar ao trabalho na terça-feira (20), após 35 dias de paralisação.

Segundo a categoria, os professores avaliaram que o recesso de natal do congresso era o momento de recuar, reorganizar o movimento e programar as atividades para 2017, quando fará parte da pauta do movimento a reforma da previdência e a perda de direitos trabalhistas por conta de ajustes econômicos.A greve foi deflagrada em protesto contra a Proposta de Emenda Constitucional 55, a chamada "PEC dos gastos públicos", que foi aprovada no dia 13 de dezembro pelo Senado Federal. OS professores também se manifestaram contra a medida provisória 746, que propõe a reforma do Ensino Médio.

"A saída da greve não significa que vamos ficar paralisados no próximo período. Seguiremos mobilizados para enfrentar os projetos do governo ilegítimo de Temer, principalmente essa Reforma da Previdência, que retira direitos e dificulta ainda mais a aposentadoria dos trabalhadores. Sempre estaremos vigilantes", alerta a diretora-geral da ADUFPA, Sandra Helena Cruz.
Reposição
Com o encerramento da greve e da ocupação do campus por movimentos estudantis, o Conselho Superior de Ensino (Consepe) da instituição deverá se reunir para debater a reposição dos dias parados e determinar o novo calendário acadêmico.

A Associação dos Docentes da UFPA (Adufpa) informou que irá elaborar uma proposta de reposição em conjunto coma reitoria para apresentar ao Consepe.

No Pará, campanha incentiva que homens também façam o pré-natal

Objetivo é fortalecer o vínculo do pai com o bebê e a mãe da criança.
Ação serve ainda como estímulo para que pai faça exames periódicos.

Do G1 PA
Campanha de Conscientização para a Prematuridade tem início nesta quarta-feira (16) (Foto: Hospital Regional/Divulgação)Objetivo é aproximar pai e bebê e garantir saúde de toda a família (Foto: Hospital Regional/Divulgação)
Uma campanha implantada no mês de novembro incentiva os homens que estão prestes a se tornarem pais a fazerem o pré-natal, no Pará. O objetivo é fortalecer o vínculo do pai com o bebê e a mãe da criança e também é uma oportunidade de trazer o homem para dentro do serviço.
O pré-natal do parceiro está sendo desenvolvido nas cidades de ParauapebasTucuruíBreu BrancoConceição do AraguaiaBenevidesAnanindeua e Belém. Até o final de 2017, a expectativa é que o programa seja implantado em 50% dos municípios paraenses.
“O grande problema, hoje, é que o homem não tem o costume de procurar o serviço de saúde, só procura quando passa mal. Então, o pré-natal do parceiro é um movimento que aproveita o momento mais suscetível do homem na questão familiar para trazê-lo para dentro do serviço”, explica o coordenador estadual da saúde do homem, Carlos Sales Júnior.
Por meio da campanha, são feitas ações educativas que ensinam como proceder com a gestante durante a gravidez e o parto. Depois do pré-natal, inicia o estímulo para que o pai continue frequentando a unidade de saúde, fazendo os exames anais e os exames periódicos.
Os futuros pais passam por exames como hemograma, HIV, hepatite e sífilis, que impactam diretamente na saúde do bebê. No pré-natal, os homens podem ainda atualizar a carteira de vacinação.
O trabalho está sendo implantado dentro do programa Saúde da Família, nas unidades básicas de saúde, com o apoio de uma equipe formada por médico, enfermeiro, odontólogo e, se for preciso, psicólogo.
“O início vai ser complicado porque temos uma cultura onde o homem acredita que serviço de saúde é ‘coisa de mulher'. Mas a gente confia que, através do conhecimento e de estímulos, os homens possam romper essa barreira”, ressalta Carlos Júnior.

Ministro da saúde visita a capital paraense nesta terça

Padilha vai receber os médicos que vão atuar no Provab.
A iniciativa é uma forma de levar mais médicos para o interior do país.

Do G1 PA
O minsitro da Saúde, Alexandre Padilha (Foto: Elza Fiúza / Agência Brasil)Ministro da saúde, Alexandre Padilha, está em
Belém. (Foto: Elza Fiúza / Agência Brasil)
O ministro da saúde, Alexandre Padilha, chegou a Belém no início da manhã desta terça-feira (12). Ele dará a aula inaugural aos médicos que atuarão no estado pelo Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab). Após a aula o ministro fará uma visita a Unidade de Saúde da Família na ilha do Combu.
Os médicos vão cursar especializações de atenção básica e receberão uma bolsa federal de R$ 8 mil mensais, custeada integralmente pelo Ministério da Saúde.
A iniciativa é uma forma de levar mais médicos para o interior do Brasil e do Pará. O ministro dará aula inaugural para orientar os profissionais que trabalharão nas unidades básicas do Estado.
Na ocasião, haverá uma apresentação sobre o funcionamento do SUS e do programa. Em todo o País, o Provab promoverá a atuação de 4.392 médicos nos serviços de Atenção Básica, beneficiando a população de 1.407 municípios.
De acordo com o Colegiado de Secretários Municipais de Saúde (Cosems-PA), 178 médicos se inscreveram no Provab, porém apenas 97 se apresentaram para trabalhar nas unidades básicas de saúde em 34 municípios paraenses.



Nenhum comentário:

Postar um comentário