intimo Sofre com dores ou vergonha por ter lábios vaginais maiores que o normal? Saiba o que fazer
Você desconfia que os pequenos lábios de sua vagina têm um tamanho maior que o normal? Geralmente, quando eles ultrapassam o limite dos grandes lábios causam muitos desconfortos a mulher, como dor na hora do sexo e no uso de alguns tipos de roupa, dificuldade na higienização da local e até machucados na região. Se esse é o seu caso, saiba que há solução: a cirurgia íntima chamada ninfoplastia, conforme explica a cirurgiã plástica Pamela Massuia da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica). Apesar de muito procurada nos consultórios médicos, a operação ainda é desconhecida por muita gente!

— Muitas mulheres têm vergonha de expor que vivem essa situação. Muitas vezes, nos procuram e não falam direto do problema. Se abrem depois de uma conversa. As queixas de quem sofre com hipertrofia dos pequenos lábios são diversas, desde o uso de calça apertada, por exemplo, que costuma machucar muito pelo próprio atrito com a roupa até dor na relação sexual. Por ser uma mucosa causa muitos ferimentos e até sangra.
A título de curiosidade a função dos pequenos lábios é direcionar o jato de urina durante a micção e de proteção a vagina.
De acordo com a médica, não há um padrão de “normalidade” no tamanho dos pequenos lábios, mas o ideal é que eles "fiquem realmente cobertos pelos grandes lábios".  Mas a mulher consegue detectar a  hipertrofia principalmente por causa dos desconfortos, disse a cirurgiã.
Mas como é feita a cirurgia?
De forma geral, a paciente toma anestesia local e é sedada. O procedimento dura em média de 40 minutos a 1 hora e a pessoa tem alta no mesmo dia do hospital, segundo disse Pamela. Ela pode voltar a trabalhar em três dias; as atividades físicas são retomadas em torno de 21 dias e atividade sexual em 30 dias.
— Além disso, ela deve seguir ter cuidados de higiene local e uso de pomadas indicadas pelo médico ou gelo, evitar o uso de vestimenta justas como calças e shorts no pós-operatório imediato e banhos de mar e piscina por cerca de duas semanas.
Para quem tem medo de pós-operatório, fique tranquilo, pois Pamela esclarece que a recuperação é tranquila, praticamente indolor. E não há perda de sensibilidade.
Vale destacar também que a idade mínima para realização do procedimento é por volta dos 15 anos, pois, é necessário esperar passar a fase da puberdade, período de desenvolvimento corporal.
Pesquise quem é o profissional!
Se você está pensando em fazer a ninfoplastia ou qualquer outra cirurgia íntima não se esqueça de procurar um especialista capacitado para o procedimento. O médico precisa também te dar toda segurança acerca da cirurgia e de todo o pós-operatório, alerta a médica!
O SUS (Sistema Único de Saúde) oferece a cirurgia íntima APENAS em casos de doença ou deformidade da região íntima em que a cirurgia tem como objetivo melhorar a saúde e bem-estar do paciente. Nas clínicas particulares, o preço varia de profissional para profissional.