O Centro Integrado de Inteligência do Pará - pioneiro no Brasil - começou hoje suas atividades em Belém, inaugurado pelo governador Simão Jatene. Trata-se de complexo tecnológico de gestão de informações, dados e fatos de segurança, que reúne o esforço de todos os órgãos de segurança do Estado no combate à criminalidade, iniciativa inédita no país. Abriga os serviços de inteligência da Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Detran, Susipe, Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal da Segup, além do Ministério Público do Estado e da Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa (Fapespa). Devem integrar o Centro, também, as polícias Federal e Rodoviária Federal, Abin, Receita Federal, Forças Armadas e demais órgãos que com equipe de inteligência e interesse em participar da iniciativa do governo do Estado.
O Centro vai dar transparência aos resultados das operações, na forma de relatórios estatísticos, em tempo real, pela internet.
Durante o pleito eleitoral deste ano o local já funcionou com o Centro Integrado de Comando e Controle, base onde foram recebidas informações dos 144 municípios, em tempo real, e repassadas ao Centro Integrado de Comando e Controle Nacional, em Brasília. O mesmo processo se repetirá no segundo turno, dia 28 de outubro.
A partir de amanhã, o CEII vai reforçar o trabalho que já vem sendo feito pela Segup em parceria com as forças federais de segurança: executará, de forma integrada com instituições municipais e federais, ações especializadas para a obtenção de dados e produção de conhecimento, subsidiando investigações policiais e o planejamento operacional e assessorando quanto às políticas de enfrentamento da criminalidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário