terça-feira, 12 de novembro de 2013

Cubanos iniciam trabalho nas unidades de saúde

Três profissionais estrangeiros selecionados pelo programa federal "Mais Médicos" já atuam na cidade
Cuba_Portal liberal.com.br

A carga horária dos médicos cubanos em Santa Bárbara será de 32 horas semanais
Prefeitura de Santa Bárbara / Divulgação
Os três médicos estrangeiros designados para Santa Bárbara d'Oeste no programa "Mais Médicos", parceria entre o governo federal e municípios, começaram a trabalhar ontem. Os cubanos Pedro Córdova Ginart, Osvaldo Borrero Cobas e Pedro Rojas Rizo iniciaram o atendimento nas UBSs (unidades básicas de saúde) dos bairros Cruzeiro do Sul, Jardim Esmeralda, 31 de Março e Vista Alegre.

Conforme diretrizes do programa, os novos médicos realizarão exclusivamente atendimento na atenção básica como clínico geral ou médico generalista. A carga horária será de 32 horas semanais de atendimento nos postos médicos e oito horas semanais de pós-graduação à distância. "Os médicos estão com uma ótima expectativa e muito felizes com a calorosa recepção por parte de seus primeiros pacientes e profissionais de saúde barbarenses", afirmou o coordenador da Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Dreison Iatarola.

"Vale ressaltar que os profissionais têm grande experiência na atenção básica, principal alicerce da saúde pública em países como Cuba, Inglaterra, Canadá e França, e que aos poucos vai se estabelecendo e se consolidando no Brasil. Os médicos ficarão em Santa Bárbara por pelo menos três anos, com possibilidade de renovação do contrato por mais três", completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário